Informações de clientes das empresas American Express, NatWest e Royal Bank of Scotland estavam armazenadas no disco rígido do laptop, informou o jornal Daily Mail. Os dados incluíam detalhes como nome, endereço, número de telefone celular, contas bancárias, alguns códigos, números de cartões de crédito e até mesmo assinaturas.
De acordo com o Daily Mail, o notebook foi comprado por gerente de tecnologia Andrew Chapman, de Oxford, que descobriu os dados ao checar o disco rígido.
O Daily Mail noticiou que um ex-funcionário da empresa de arquivamento Graphic Data vendeu a máquina no eBay sem remover informações críticas do HD. A Graphic Data não retornou pedidos de esclarecimentos até o fechamento da matéria, assim como a American Express e a NatWest/RBS.
A notícia precede a informação de que um dos fornecedores do governo britânico havia perdido um pen drive com detalhes sobre 84 mil presos na Inglaterra e no País de Gales.
"Parece que algumas organizações ainda têm a visão de que 'isso não vai acontecer aqui'. E este último incidente com dados de clientes de American Express, Natwest e Royal Bank of Scotland mostra que isso pode acontecer facilmente", comentou Nick Lowe, diretor regional da CheckPoint na Europa.
"Assegurar qualquer tipo de dado sensível tem de ser [um processo] automático. As organizações, seus dados e funcionários têm que se proteger contra os riscos de possíveis vazamentos de dados e a automação é o único meio de fazê-lo."
Fonte: IDG Now!
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