segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Paraplégicos voltam a andar com exoesqueleto

O exoesqueleto computadorizado ReWalk é uma invenção que ajuda paraplégicos a ficar de pé, caminhar e subir escadas. O dispositivo foi criado pelo engenheiro Amit Goffer, fundador da Argo Medical Technologies, uma pequena empresa de alta tecnologia em Israel.

O sistema, que precisa de muletas para ajudar com o equilíbrio, consiste em apoios motorizados para as pernas, sensores corporais e uma mochila contendo uma caixa de controle computadorizada e baterias recarregáveis.



Com um controle remoto preso no pulso, o usuário escolhe um modo - ficar de pé, sentar, caminhar, descer ou subir - e então move o corpo para frente, ativando os sensores corporais e colocando as pernas robóticas em movimento.


Radi Kaiof, 41, foi ferido há 20 anos quando servia ao exército israelense e perdeu o movimento das pernas. “Nunca sonhei que poderia andar de novo. Depois de ser ferido, até esqueci como é caminhar,” disse à Reuters.


Kate Parkin, diretora de terapia ocupacional no Centro Médico da Universidade de Nova York, diz que o aparelho pode ajudar a melhorar a saúde do paraplégico não apenas fisicamente, mas também psicologicamente. “Ele permite que a pessoa viva no nível das outras e faça contato visual,” declarou.


Kaiof confirma a opinião de Parkin. “Somente quando estou em pé posso perceber a minha altura e falar com as pessoas olhando nos olhos, e não olhando de baixo,” disse o ex-soldado.


Segundo o fabricante, o produto deve chegar ao mercado em 2010 e custará mais ou menos o que custam as cadeiras de rodas mais sofisticadas, vendidas hoje por cerca de US$ 20 mil.


Fonte: Terra

Nenhum comentário: