quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Confira 15 perguntas e respostas sobre o G1, primeiro celular com Android

Após meses de espera, o primeiro celular com o sistema operacional Android, do Google, finalmente foi apresentado.

O T-Mobile G1, da HTC, lançado nesta terça-feira (23/09) pela operadora T-Mobile, nos Estados Unidos, coloca um fim nas especulações sobre a chegada do Google à plataforma móvel. Confira as principais perguntas e respostas sobre o que analistas consideram o primeiro grande rival do iPhone.

1- Quando o G1 estará disponível no mercado?
Pela T-Mobile, o G1 chega a lojas e “varejistas selecionados” dos Estados Unidos em 22 de outubro. Os clientes da T-Mobile poderão fazer reservas do celular, em breve, na internet. O G1 será lançado na Inglaterra no início de novembro e em outros países da Europa no primeiro trimestre de 2009. O Google Brasil chegou a fazer uma previsão de chegada de celulares com Android ao Brasil em 2009. A subsidiária brasileira da HTC não tem previsão de chegada do G1 ao País.

2- Quanto custará o G1?
O preço do aparelho está um pouco abaixo do que foi previsto em rumores que antecederam o lançamento do G1. A T-Mobile vai oferecer o aparelho pelo valor inicial de 179 dólares aliado a um contrato de dois anos.

3- Quanto custam os pacotes de dados?
A T-Mobile está oferecendo duas opções de pacotes de dados: um plano de 25 dólares por mês, que inclui uso ilimitado de internet e limite de mensagens, ou um pacote de 35 dólares mensais com internet mensagens ilimitados.

4- Qual é a negociação envolvendo a cobertura 3G?
A T-Mobile informou que sua rede de terceira geração (3G) estará disponível em 22 mercados até o lançamento do G1. Isto inclui todas as principais áreas metropolitanas dos Estados Unidos que envolvem 80% da base de consumidores na mira da operadora. O celular com G1 estará disponível em áreas que não são cobertas pelo 3G e o celular ainda suporta a rede EDGE da T-Mobile.

5- O G1 funciona em redes Wi-Fi?
Sim. O G1 da T-Mobile vai funcionar em conexões Wi-Fi.

6- Quais sistemas de navegação o G1 possui?
O G1 fabricado pela HTC contra com uma tela touchscreen nos moldes do iPhone, que permite a navegação por diferentes menus controlados com o arrastar dos dedos do usuário. Para abrir uma aplicação, basta pressionar uma área da tela e o sistema ainda permite arrastar e soltar arquivos. O aparelho ainda conta com um teclado que desliza no formato QWERTY e uma trackball para navegação.

7- Quais opções de músicas estão embutidas no G1?
O G1 vem integrado com uma funcionalidade da Amazon MP3, que permite que o usuário navegue pelo site de venda de músicas digitais e compre músicas com um clique. O player de músicas padrão do celular permite a busca de materiais de referência da música no Google no YouTube enquanto a canção é reproduzida. O usuário também pode trocar de player escolhendo outra aplicação desenvolvida por terceiros.

8- Quais opções de instant messaging são oferecidas no celular?
Este primeiro celular com Android conta com o Google Talk e também suporta os comunicadores AOL Instant Messenger, Yahoo Messenger e Windows Live Messenger.

9- O G1 poderá funcionar como um modem?
O grupo de desenvolvimento indicou que o celular não possui a funcionalidade de modem, por enquanto.

10- O G1 é compatível com programas da Microsoft?
A plataforma Android oferece suporte para documentos em Word e Excel, mas ainda não integra o sistema de e-mails corporativo Exchange. O time do Google, entretanto, indicou que desenvolvedores terceirizados podem vir a criar aplicações para este propósito, em um futuro próximo.

11- Qual o browser do Android?
O navegador padrão do Android é um browser de código aberto (WebKit) que tem a mesma base do Chrome. Engenheiros descrevem o navegador como um Chrome adaptado à tela pequena.

12- O funcionamento do G1 será limitado à T-Mobile?
Por enquanto, a T-Mobile afirma que o G1 está bloqueado para uso exclusivo em sua rede.

13- Que funções do Google estão integradas ao celular?
O G1 já possui opções do Gmail, incluindo sincronização de e-mail, calendário e contatos de seu serviço com sua conta online. A plataforma Android também integra a funcionalidade do Google Maps. Com sua lista de contatos, você pode clicar em um endereço e mapeá-lo na hora. O Google Street View também permite que o usuário receba imagens 3D da região na qual se localiza. É possível ativar o “compass mode” pela qual a imagem do Street View acompanha a movimentação do usuário. É possível acessar direções e informações sobre o trânsito de muitos menus. O G1 também possui um botão de busca no Google em seu teclado QWERTY, que permite a realização de buscas contextuais de qualquer programa. A busca direta no YouTube também está presente em diversos menus e programas.

14- Como está a loja de aplicações do Android?
A ‘app store’ do G1, chamada Android Market, permitirá que qualquer desenvolvedor crie e atualize uma aplicação para a plataforma sem passar por nenhum processo de aprovação. A seleção segue o estilo do sistema de pontuações do YouTube e será baseada na opinião dos usuários. A T-Mobile e o Google disseram que não pretendem moderar ou banir qualquer aplicação, como fez a Apple.

15- Quais tipos de aplicações estarão disponíveis?
O Google afirma que o código aberto completo do Android estará disponível assim que o produto for lançado, em outubro, e mais aplicações serão oferecidas nos próximos meses conforme os desenvolvedores forem apresentando seus trabalhos. Entre os destaques estão o ShopSavvy, um programa que transforma o celular em um scanner de código de barras capaz de ler códigos UPC e fazer comparações instantâneas de preços; o cab4me, um programa que encontra e reserva um táxi baseado na localização do usuário; o iMap Mobile, serviço de localização e previsão do tempo interativo; o PedNav, aplicação de localização que ajuda o usuário a traçar a melhor rota a pé ou via transporte público para qualquer destino; e o Ecorio, aplicativo que registra as emissões de carbono da pessoa e sugere maneiras de ser mais ecologicamente correto em seu dia-a-dia.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: