O Facebook bloqueou links entre a rede social e sites infectados por malwares que tentaram enganar usuários do Facebook.
“Identificamos e bloqueamos a habilidade de linkar para sites maliciosos a partir do Facebook. Menos de 0,002% das pessoas no Facebook foram afetados, todos já notificados e instruídos a remover o malware”, escreveu Max Kelly, chefe de segurança do Facebook.
A consultoria de segurança Sophos alertou na quinta-feira (07/08) sobre o ataque, no qual crackers miravam usuários incautos do Facebook pela publicação de links na função Wall.
Componente fundamental do Facebook, o Wall é usado para que membros deixem recados para seus amigos.
Ao invadir contar de usuários, crackers publicavam mensagens incentivando o amigo a clicar em um link que leva a vítima para um site malicioso supostamente hospedado pelo Google.
Na verdade, o site força usuários a baixar uma suposta nova versão do Flash - a Sophos identificou um cavalo-de-tróia no download que abre o PC da vítima para outros tipos de ataque.
No post no blog oficial do Facebook, Kelly pediu que os cerca de 80 milhões de membros do Facebook avisassem a companhia sobre mensagens do tipo, acusando como possíveis ameaças usuários que estejam por trás das práticas.
“Quanto mais denúncias recebermos, mais fácil ficará para respondermos de forma decisiva”, escreveu.
A tentativa de baixar uma atualização do Flash aparentemente está se tornando popular entre crackers.
Nesta semana, a Adobe publicou seu próprio alerta de segurança para que usuários não caíssem. Aparentemente, a mensagem maliciosa é parte dos ataques que usam a ferramenta de microblogging Twitter e outros sites sociais.
Na semana passada, a fabricante Kaspersky Lab alertou de um novo worm que atingia MySpace e Facebook por comentários e mensagens geradas automaticamente.
Fonte: IDG Now!
Nenhum comentário:
Postar um comentário