O objetivo é instalar no computador um código malicioso que facilita a invasão da máquina e instalação de outros programas indesejados.
Segundo a Trend Micro, companhia de segurança que identificou a fraude, essa mensagem pode levar o usuário a clicar no link “extrato de débitos” para obter mais informações sobre a dívida. Quando isso acontece, ele é direcionado para um site parecido com o da rede varejista que tenta instalar no computador um código malicioso. Esse programa facilita a instalação de outras pragas.
Esse tipo de golpe é chamada de phishing scam. Com ele, golpistas enviam e-mails sugerindo que os internautas baixem programas, cliquem em links ou visitem sites maliciosos. Quando seguem a sugestão, as vítimas em potencial podem infectar seus computadores com programas geralmente desenvolvidos para o roubo de informações financeiras.
“Os usuários têm de ficar atentos para as informações e solicitações repentinas, principalmente por e-mails de desconhecidos e de estabelecimentos no qual o usuário não fez nenhum cadastro anterior e nenhuma compra”, alerta a Trend Micro.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário