Um post publicado no blog oficial do Gmail explica que uma “interrupção temporária no sistema de contatos” impediu o funcionamento do serviço de e-mail do Google na noite desta segunda-feira (11).
“Muitos de vocês tiveram problemas para acessar suas contas durante algumas horas e nos desculpamos por isso”, escreveu a empresa, que não deu mais detalhes sobre as causas da falha. O serviço voltou a funcionar normalmente.
Por volta das 18h, horário de Brasília, muitos dos usuários que tentaram acessar seus e-mails encontraram a seguinte mensagem: “erro temporário (502). Desculpe, mas sua conta do Gmail está apresentando erros no momento. Você não poderá usar sua conta enquanto esses erros estiverem ocorrendo, mas não se preocupe. Os dados e as mensagens da sua conta estarão seguros.”
A equipe responsável pelo Gmail também divulgou nota em seu grupo oficial de discussão, dizendo que a empresa já estava tentando encontrar a solução para o problema. Por volta das 20h, o Google anunciou oficialmente ter corrigido a falha.
Até no Twitter
No post que explica a causa do problema, o Google afirmou ter ouvido de maneira “alta e clara” o quanto as pessoas se preocupam com suas contas no Gmail. “Acompanhamos todas as mensagens enviadas ao nosso suporte e grupo de usuários […] e vimos muitos posts no Twitter”, escreveu a empresa no texto intitulado “We feel your pain, and we’re sorry” (“sentimos sua dor e pedimos desculpas”, em tradução livre”).
No mesmo texto, o time do Gmail diz que geralmente não escreve sobre falhas em seus blog oficial. No entanto, abriu uma exceção porque, nesse caso, muitas pessoas foram afetadas.
Lançado anos após os serviços dos concorrentes, em 2004, o Gmail tornou-se um dos serviços de e-mail de maior sucesso da rede por ter sido o primeiro a oferecer gratuitamente 1 GB para armazenamento. Desde então, Microsoft e Yahoo (donos do Hotmail e Yahoo! Mail) também aumentaram o espaço oferecido para seus usuários. Atualmente, o Google disponibiliza gratuitamente 7 GB para cada conta de e-mail.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário