A Intel planeja detalhar a arquitetura do seu próximo chip Larrabee na conferência Siggraph, em 12 de agosto, mas um detalhe importante será mantido em segredo: o número de núcleos do processador.
Quando for lançado, em 2009 ou 2010, o Larrabee terá muitos núcleos e suporte a OpenGL e DirectX, permitindo que o chip rode jogos e softwares atuais, disse a Intel.
O chip será importante para aplicações que exigem alto poder de processamento, como games, softwares financeiros e pesquisa acadêmica, a fabricante acrescentou.
O Larrabee é parte do programa “tera-escala”, que a empresa define como o maior investimento em pesquisa tecnológica que já fez.
O objetivo com este novo chip é entregar capacidade total de processamento gráfico com chip x86, disse Larry Seiler, arquiteto-chefe do grupo de computação visual da Intel.
A Intel não diz exatamente quantos núcleos o primeiro Larrabee terá, mas mostrou a jornalistas como o desempenho do chip pode aumentar usando de oito a 48 núcleos. O número bate com previsões anteriores de executivos da Intel, que previam dúzias de núcleos para o Larrabee.
Os núcleos do Larrabee são baseados no design do Pentium, com melhorias extensões de 64 bits e multithreading (simulações de diversos núcleos virtuais utilizando um mesmo núcleo físico). Além disso, o chip terá um co-processador dedicado a processamento gráfico, acelerando a renderização de imagens.
Apesar de o chip parecer promissor, os programadores terão que criar aplicações que aproveitem seu poder. A Intel já está trabalhando com fornecedores como Apple e Microsoft para criar ferramentas de desenvolvimento paralelo.
Fonte: IDG Now!
Nenhum comentário:
Postar um comentário