No entanto, você pode escolher outros serviços que tragam os mesmos resultados, mas com a vantagem de serem gratuitos — para se ter uma idéia, o serviço da Apple custa entre US$ 99 e US$ 149.
O problema é encontrar um serviço que reúna todas as funções em um só: agenda, contatos, disco rígido virtual.
A sugestão é unir um serviço para arquivos em PCs e Macs e outro para os contatos e agendas nos dispositivos móveis.
Para os desktops e notebooks, as sugestões é o Dropbox e o Google Gears, que apesar de não serem tão simples de usar quanto o MobileMe, são gratuitos e contam com recursos que não tornam o usuário tão dependente da Internet.
Isso quer dizer que, mesmo disponibilizando os arquivos na "nuvem", uma cópia é armazenada no disco local, o que minimiza os riscos de perder o arquivo e permite que o usuário continue seu trabalho mesmo em situações sem conexão.
Com tantos problemas em serviços online, ainda não se pode dizer que os usuários devam confiar totalmente na disponibilidade Internet e deixar todos os seus arquivos na rede. Conheça alguns aplicativos:


Ele está disponível para Windows XP e Vista e para Mac OS X Tiger e Leopard.
Para instalá-lo, você vai precisar baixar um arquivo de 7.2 MB. Na parte inferior da página, será informado um código para usar a versão beta. Anote-o.
Depois de instalado o programa, a segunda fase é conectar o seu computador. Você deverá abrir uma conta no sistema e colocar o beta code que você anotou no passo anterior.
Ele abrirá duas pastas no seu computador e inserirá um ícone na barra de tarefas para sincronizar o conteúdo da máquina com o da rede.


Para os usuários de iPhone, já existe um Gmail para a plataforma e, apesar de desconfortável, o serviço pode ser acessado também por outros celulares de tela menor e menos recursos, pelo WAP.
Os usuários que instalarem o Google Gears poderão ainda ter acesso offline a serviços online, assim como no Dropbox.
Por enquanto, o software só permite essa flexibilidade para o Google Docs, Picasa e o Reader, mas há rumores de que muito em breve será possível acessar o Gmail offline.
O recurso de armazenamento virtual, também oferecido pelo MobileMe, pode ser obtido ao instalar o Gmail Drive, um aplicativo que cria um sistema de arquivos virtual que permite usar o espaço do Gmail —atualmente de pouco mais de 6 GB— como um HD.
Não são os 20 GB do MobileMe, mas é de graça e, se você realmente precisar de mais espaço, pode abrir outra conta de e-mail
A tempo: esses serviços não fazem nenhuma distinção entre Mac e PC.


Por enquanto, ele só permite sincronizar os contatos, mas em breve será possível acrescentar agenda e notas. Atualmente, o programa suporta 150 modelos de celulares e é compatível com servidores de e-mail POP, IMAP, Exchange e Domino.


Seus contatos podem ser sincronizados tanto pelo Google quanto pelo Plaxo, site que permite sincronizar a lista de contatos do Outlook, do Yahoo!, do Google, do Hotmail e de diversos serviços online e reuni-las todas em uma só.
Nenhum comentário:
Postar um comentário