sexta-feira, 18 de junho de 2010

Programa avalia desempenho de jogadores de futebol

Como a maioria dos torcedores, você acha que os melhores jogadores de futebol são os do seu time? E você sempre encontra razões para acreditar que o craque do time rival não é assim tão bom?

Agora você não precisará mais depender da opinião dos comentaristas e especialistas, eles próprios quase sempre torcedores e com suas próprias preferências, para aferir a sua própria.

Cientistas da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, desenvolveram um programa de computador que mostrou-se capaz de fazer medições objetivas - não dependentes de opiniões - sobre o desempenho dos jogadores de futebol.

Estatísticas do futebol

O programa foi criado por Luis Amaral, um português que, apesar de ser professor de engenharia química e biológica, também é fã de futebol e sabe muito de estatística e programação de computadores.

Segundo ele, enquanto o basquete e o beisebol contam com uma enormidade de dados estatísticos para avaliar o desempenho individual dos jogadores, o futebol não dispõe desses facilitadores.

Para resolver o problema, Amaral e sua equipe debruçaram-se sobre todas as informações coletadas, partida por partida, durante a EuroCopa 2008.

Os dados foram revirados, cruzados e analisados, sempre comparados com os resultados efetivos tanto dos jogadores - gols, passos certos etc. - quanto do time - vitórias.

O mérito não está, obviamente, nos dados brutos, mas na metodologia utilizada para cruzá-los e identificar aqueles que dão informações significativas.

Notas por desempenho

O resultado do programa sai na forma de escores que colocam os diversos jogadores em termos de desempenho individual por posição. A técnica utilizada foi objetivo de um artigo publicado no último exemplar da revista científica PLoS One.

Mas faltava aferir os resultados do programa: até que ponto os escores baseados em estatísticas representam de fato o desempenho dos jogadores?

Para isso, os pesquisadores compararam seus resultados com a opinião demonstrada pelos especialistas - a imprensa especializada na cobertura do futebol e profissionais ligados ao esporte.

Os resultados do programa ficaram muitíssimo próximos das opiniões dos repórteres esportivos que cobriram os jogos, assim como de um grupo de especialistas, técnicos e dirigentes dos clubes que escolheram, subjetivamente, os jogadores que consideravam terem sido os melhores em cada partida e no torneio como um todo.

Desempenho de funcionários

Amaral afirma que esse tipo de análise pode ser usado fora do mundo do futebol. Por exemplo, as empresas poderiam usar o método para medir o desempenho dos funcionários que trabalham juntos em um projeto em equipe.

O trabalho com os dados do futebol é parte de um esforço maior para desenvolver métodos estatísticos transparentes e significativos para avaliar a produtividade de cientistas e instituições de pesquisas, assim como o impacto do seu trabalho.

Nenhum comentário: