domingo, 13 de junho de 2010

Simulador ajuda a projetar robôs rolantes para Marte

Os robôs com várias rodas sempre foram os preferidos dos especialistas quando se trata de andar por terrenos desconhecidos, sobretudo em outros planetas.

Ainda que o robô marciano Spirit tenha atolado, o que forçou a NASA a transformá-lo em uma plataforma fixa de observação, os engenheiros acreditam que as rodas são mais seguras, apesar de permitir uma mobilidade mais limitada.

Mas há alternativas. E a que está sendo levada mais a sério é uma espécie de robô rolante, ou uma bola robótica, dependendo o ponto de vista.

Robô rolante

Um robô rolante pode ser movimentado tanto por força própria quanto ser levado pelo vento, abrindo a possibilidade de exploração de áreas mais amplas.

Mas, até hoje, não houve consenso sobre qual seria o projeto mais eficiente para uma bola que, além de rolar, deve levar os equipamentos de observação e de coleta de material.

Agora, cientistas da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos desenvolveram um modelo de computador que permite aos engenheiros testar os atributos de diversos modelos de veículos rolantes.

Isso permitirá a seleção das melhores características de design antes de gastar o tempo e o dinheiro necessários para criar protótipos para testes em condições reais.

Simulador de robô

O modelo de computador pode mostrar como o diâmetro, a elasticidade e a massa total do robô rolante irá afetar a sua capacidade de se deslocar na superfície de Marte de forma controlada ou previsível.

"Queríamos uma forma de determinar como os diferentes modelos de robôs rolantes vão se comportar sob diversas condições que podem ser encontradas na superfície marciana," afirma o Dr. Andre Mazzoleni, coautor de um artigo que descreve a pesquisa.

"O modelo que desenvolvemos é importante porque vai ajudar a NASA a tomar decisões bem informadas sobre as características finais do projeto de qualquer robô rolante que possa ser enviado a Marte," diz ele.

O programa também permite avaliar os vários projetos sob diferentes condições de vento e em diferentes terrenos - dos campos rochosos marcianos até crateras e cânions.

Nenhum comentário: