sexta-feira, 29 de junho de 2012

Aprenda a bloquear o acesso a um ou mais sites em seu PC

Quer bloquear o acesso a um site em seu PC, a qualquer hora do dia, não importa qual navegador esteja sendo usado? Bastam algumas modificações em um arquivo de sistema do Windows para conseguir isto. Este método é fácil, gratuito, não requer a instalação de nenhum software adicional e é uma forma efetiva de impedir que usuários de todas as idades acessem conteúdo que você julga inadequado. Siga estes cinco passos:

1. O primeiro passo é abrir o Windows Explorer e ir até a pasta C:\Windows\System32\drivers\etc. Dentro dela você encontrará um arquivo chamado hosts, que teremos que modificar. Dê um duplo-clique neste arquivo e quando o Windows perguntar com qual programa você deseja abrí-lo, indique o Bloco de Notas (Notepad).

2. Coloque o cursor no final da última linha (que deve começar com 127.0.0.1 ou ::1) e tecle Enter para adicionar uma nova linha. Digite 127.0.0.1, seguido de um espaço e o endereço do site que deseja bloquear. Por exemplo, se quer bloquear o acesso ao YouTube digite www.youtube.com após o espaço.

bloquearsite_hosts_novo-360px.jpg
Exemplo do arquivo hosts, com dois sites "bloqueados" ao final

3. Se quiser bloquear mais sites, adicione novas linhas seguindo o mesmo esquema: 127.0.0.1, espaço e o endereço do site. Tenha em mente que com este método não é possível bloquear o acesso a apenas parte de um site. É tudo ou nada.

4. Salve o arquivo (clicando em Arquivo/Salvar) e pronto. Ignore avisos do seu software anti-vírus, que pode confundir sua modificação com a ação de um malware (que, às vezes, usa a mesma técnica para redirecionar acessos a um site legítimo para uma cópia sob o controle de malfeitores).

5. Feche quaisquer janelas do navegador que estejam abertas, reabra e tente acessar o site bloqueado. Ele não deve mais carregar. Se mais tarde você mudar de idéia e quiser desbloquear o acesso, basta apagar as linhas que adicionou.

Fonte: PC World

Nenhum comentário: