segunda-feira, 11 de junho de 2012

Gota deslizante gera eletricidade

Pesquisadores da Universidade de Vestfold, na Noruega, criaram um dispositivo capaz de gerar energia elétrica aproveitando o movimento de uma única gota rolando de um lado para o outro.

Pertencente ao emergente campo da colheita de energia, a nova tecnologia poderia ser usada como uma fonte de eletricidade para dispositivos portáteis de baixo consumo.

Zhaochu Yang e seus colegas afirmam que ele seria especialmente adequado para a colheita de energia a partir de fontes que apresentam vibrações de baixa frequência, como o movimento do corpo humano.

Eletreto

O coletor gera energia quando uma gota de um líquido eletricamente condutor - que pode ser um líquido iônico ou mercúrio - desliza ao longo de uma película de eletreto.

Essa base foi construída com cargas elétricas permanentes incorporadas ao eletreto durante sua deposição - o eletreto é conhecido como PTFE (politetrafluoroetileno).

A vibração do ambiente é usada para inclinar o dispositivo para um lado e para o outro, fazendo a gota correr para lá e para cá.

O movimento da gota causa uma variação de capacitância, que é usada para gerar a eletricidade.

A tensão e a corrente máximas de saída são obtidas quando a gotícula atinge sua velocidade máxima, na extremidade da película.

Coletor fluídico de energia

O protótipo, que os cientistas chamam de coletor fluídico de energia, atingiu um pico de potência de saída de 0,18 microwatts.

Para isso foi utilizada uma única gota de 1,2 milímetro de diâmetro deslizando ao longo de uma película de eletreto de 2 micrômetros de espessura.

Nenhum comentário: