sexta-feira, 15 de junho de 2012

Biolubrificantes: lubrificação com água é melhor que óleo

Não é apenas o motor do seu carro que precisa de óleo lubrificante.

Inúmeros processos industriais dependem de fresas e tornos para cortar e esculpir peças de aço e ligas metálicas ainda mais duras.

Embora o trabalho seja desgastar o bloco bruto de metal, o lubrificante é tão importante aqui quanto o é quando o objetivo é evitar o desgaste.

Ocorre que, para fazer seu trabalho, a ferramenta - a ponta dura que desbasta o metal - não pode superaquecer-se, o que a destruiria em poucos segundos.

Hoje utiliza-se sobretudo o óleo mineral na maior parte dessas operações.

Segundo o Dr. Peter Eisner, do Instituto Fraunhofer, na Alemanha, isso coloca algumas restrições nas operações, devido, entre outros fatores, à flamabilidade do óleo derivado de petróleo.

Mas ele e seus colegas já estão com a solução pronta.

Lubrificação à base de água

Eisner e seus colegas descobriram uma forma de usar água como base para o resfriamento das ferramentas, e sem adicionar um elemento corrosivo à equação.

A solução encontrada foi tornar a água mais viscosa com a adição de componentes biológicos, todos renováveis.

A equipe avaliou celuloses, amido e até polissacarídeos de origem bacteriana, até descobrir a fórmula ideal que permite usar apenas água com biopolímeros para lubrificar as máquinas-ferramentas.

O resultado é um biolubrificante, devidamente aprimorado com a adição de aditivos solúveis em água, que funcionam como agente anticorrosivo.

Água viscosa

Segundo o grupo, sua "água viscosa" é mais eficiente do que o óleo mineral, prolongando a vida útil das ferramentas e tornando a limpeza dos equipamentos e dos produtos finais mais fácil.

Além disso, a lubrificação à base de água é uma solução inteiramente renovável, sem os problemas ambientais associados com o descarte do óleo mineral usado.

O biolubrificante já foi licenciado para uma empresa alemã, e deverá chegar ao mercado nos próximos meses.

Nenhum comentário: