sexta-feira, 29 de junho de 2012

Primeiro robô humanoide a trabalhar lado a lado com pessoas

Enquanto o Robonauta não se acostuma com os astronautas, aqui embaixo já está pronto o primeiro robô humanoide capaz de trabalhar lado a lado com um operário humano.

O experimento inédito está sendo realizado por pesquisadores do Japão e da Espanha.

O robô Hiro foi considerado durante algum tempo como o segredo mais bem guardado da robótica japonesa, que detém a liderança ampla na área, tanto em termos de robôs industriais, quanto nos ainda futuristas robôs humanoides.

Agora, porém, um exemplar do Hiro foi adotado pela instituição de pesquisas espanhola Tecnalia, que está desenvolvendo sistemas de controle para que o robô opere em diversas situações reais no chão de fábrica.

O instituto se diz "comprometido em combinar a inteligência do ser humano com as características dos robôs industriais, uma vez que 99% das tarefas são feitas de forma mais eficiente quando essas duas coisas são combinadas".

Robô amigável

O trabalho está sendo facilitado pelo fato de que o robô Hiro foi projetado desde o início tendo em vista a interação com trabalhadores humanos.

Em outras palavras, ele foi construído para compartilhar o espaço com os operários em condições de absoluta segurança. Por exemplo, ele para automaticamente se tocar em um ser humano por acidente.

Assim como a NASA pretende fazer com o Robonauta, o Hiro trabalha com as mesmas ferramentas usadas pelos trabalhadores humanos.
Os experimentos estão focando o uso do robô naquelas indústrias onde se espera que os robôs industriais ocupem mais espaço nos próximos anos: automobilística, plásticos, alimentação, madeira, bebidas e aeronáutica.

Apesar de sua aparência humana, o robô Hiro tem quatro olhos, dois na face e um em cada mão, o que ajuda na execução de tarefas em locais perigosos para o ser humano.

Ele não tem pernas, movendo-se por rodas.

Nenhum comentário: