domingo, 10 de junho de 2012

Revestimento deixa aço inoxidável livre de bactérias

O aço inoxidável é sinônimo de limpeza e transmite uma impressão de higiene em cozinhas industriais, restaurantes e hospitais.

Contudo, embora sejam fáceis de limpar, resistindo bem aos produtos de limpeza, basta não limpar adequadamente as brilhantes superfícies de aço para que elas também acumulem bactérias causadoras de doenças.

Mas, antes que o brilho do inox se apague, um grupo de cientistas belgas e franceses já têm a solução.
Céline Falentin-Daudré e seus colegas desenvolveram uma técnica para fabricar um aço inoxidável que se auto-desinfecta.

Já existem técnicas para criar uma superfície antibacteriana sobre o aço inoxidável, mas são complicadas, caras e exigem substâncias tóxicas - o suficiente para explicar porque não foram adotadas até agora.

Aço inox à prova de bactérias

A nova técnica é mais verde, dispensando os compostos químicos agressivos e usando água para criar um revestimento bioinspirado, que pode ser aplicado diretamente sobre os utensílios de aço inoxidável já prontos.

O revestimento é um adesivo formado por quatro camadas alternadas de dois tipos de polímeros, um com carga positiva e outro com carga negativa, às quais são incorporadas partículas de prata, que são fortes bactericidas.

Nos testes, o revestimento foi capaz de eliminar em duas horas bactérias E. coli que contaminavam superfícies de aço inoxidável.

"Esta nova abordagem à base de água é simples, prática e atrativa para aplicações industriais," afirmam os pesquisadores.

Nenhum comentário: