Da versão 2000 em diante, a ferramenta foi removida, e hoje temos algumas soluções de mercado que plotam mapas e nos permitem colocar valores associados a eles.
Nestre tutorial, vamos mostrar uma solução grátis, que permitirá criar mapas de praticamente qualquer Estado e país, além de associar valores e indicadores a ele.
A primeira coisa que precisamos obter é a indicação de latitude e longitude de todo o contorno do mapa que queremos fazer. Para isso, temos um site muito bom, que oferece tais coordenadas de várias cidades/estados/regiões e até mesmo outros países, e que é mantido pela Universidade da Pensilvânia: http://www.maproom.psu.edu/cgi-bin/dcw/arealist.cgi.
Depois de selecionarmos a região desejada (em nosso exemplo, usaremos o estado de São Paulo), clique em continue e na tela seguinte marque a opção indicada a seguir:

Depois que gerar o arquivo TXT, grave os dados diretamente no Excel.
Na planilha que você pode baixar no endereço abaixo, já temos os dados de São Paulo e de algumas cidades para você praticar:
http://www.pcworld.com.br/idgestaticas/idgdownloads/excel/Mapa_Excel.xls
Vamos montar primeiro o contorno do Estado de SP, para depois inserirmos as cidades:
1) Vamos na planilha com as coordenadas do Estado e marcamos as células que vão de A2 até B3294;
2) Em seguida, clicamos em Inserir, Gráfico. Na aba Padrão, escolhemos o de dispersão e, ao lado, o subtipo de dispersão com linhas. Depois clique em Avançar:

3) Na aba Série, veja se ele configurou como abaixo (note que a latitude deve ficar no eixo X e a longitude no eixo Y). Clique em Concluir.

5) Dê um duplo clique no eixo vertical e vá até a aba escala. Nela, coloque os valores máximo -0,198, mínimo -0,2524, e deixe o resto como está. Na aba Padrões, coloque Nenhum em todos os itens, conforme abaixo, e dê OK.


8) Agora, dê um duplo-clique na linha do estado e na aba Padrões, item Linha, altere a cor para a que preferir. Ponha Nenhum em marcador e desmarque a caixa Linha Suavizada, caso esteja selecionada. Veja:

9) Apague as linhas de grade e a legenda (basta clicar em cima e apertar a tecla DEL);
10) Vamos inserir o nome e posição de uma cidade. Na planilha Mapa, criamos a estrutura para extrairmos da planilha de cidades suas posições. Para puxarmos o nome das cidades, criamos uma caixa de combinação. Para criá-la, vá em Exibir, Barra de Ferramentas, Formulários.
11) No menu que surgir, clique no botão referente à caixa de combinação e desenhe-o na planilha. Em seguida, clique sobre ele com o botão direito e vá na opção Formatar Controle. Na aba Controle, em Intervalo de Entrada, marque o intervalo com o nome das cidades; em Vínculo de Célula, selecione uma célula que irá receber o valor que indicará qual cidade foi selecionada (o ideal é usar uma célula oculta. Em nossa planilha deixamos visível para facilitar o entendimento). Coloque 20 linhas suspensas (ele mostrará de 20 em 20 itens). Ele ficará:
12) Falta colocar as fórmulas que, a partir do valor da célula E6, vão trazer a latitude e longitude da cidade. Para isso usarei a função ÍNDICE. Veja:
14) Vamos inserir essas coordenadas no gráfico. Para isto, clique sobre ele e vá em Gráfico, Dados de Origem e clique na aba Série. Teremos apenas a série 1, que se refere ao contorno do Estado:


Para mudar a cor do ponto:

Para inserir o nome da cidade:

> Clique aqui para baixar arquivo do Excel com o resultado final do passo-a-passo.
Um comentário:
como faço para inserir mais de uma cidade na combinação?
Obrigado!
Postar um comentário