domingo, 12 de setembro de 2010

Como funcionam os servidores de domínio (DNS)

Se você gasta algum tempo na internet mandando e-mails ou navegando pela web, está utilizando servidores de domínios sem mesmo perceber. Os servidores de domínio, ou DNS, apesar de completamente ocultos, têm uma importância incrível e são fascinantes. O sistema DNS forma uma das maiores, mais ativas e mais distribuídas bases de dados do planeta. Sem o DNS, a internet acabaria rapidamente.

Neste artigo, veremos como funciona o sistema DNS para que você avalie suas incríveis habilidades.

Quando você navega na internet ou manda uma mensagem de e-mail, você estará utilizando um nome de domínio. Por exemplo, a URL "http://www.hsw.com.br" contém o nome de domínio howstuffworks.com. Assim como o endereço de e-mail "iknow@howstuffworks.com."

Nomes como “howstuffworks.com”, são facilmente lembrados pelas pessoas, mas não ajudam em nada as máquinas. Todas elas usam endereços de IP para se referirem umas às outras. A máquina a que as pessoas se referem como "www.hsw.com.br", por exemplo, possui o endereço de IP 216.183.103.150. Toda vez que se usa um nome de domínio, os servidores de domínios da internet (DNS) estarão traduzindo os nomes de domínio legíveis em endereços de IP reconhecidos pelas máquinas. Durante um dia de navegação e envio de e-mails, os servidores de domínios podem ser acessados inúmeras vezes.

Os servidores de domínios traduzem nomes de domínios em endereços de IP. Isto parece uma tarefa simples, e seria, exceto por cinco razões:

* Atualmente existem bilhões de endereços de IP em uso e a grande maioria das máquinas possui um nome legível associado.
* Alguns bilhões de requisições são feitas ao DNS todos os dias. Uma única pessoa pode fazer várias requisições em apenas um dia e existem muitas pessoas e máquinas usando a internet diariamente.
* Nomes de domínio e endereços de IP mudam diariamente.
* Novos nomes de domínio são criados todos os dias.
* Milhões de pessoas trabalham na mudança e no acréscimo de nomes de domínio e endereços de IP constantemente.

O sistema DNS é uma base de dados, e nenhuma outra em todo o globo recebe tantas requisições. É a única, também, modificada por milhões de pessoas todos os dias. Isso é o que faz o sistema DNS tão singular.

Endereços de IP
Para manter todas as máquinas da internet em perfeito funcionamento, cada uma delas é associada a um único endereço chamado endereço de IP. IP significa protocolo de internet, e é um número de 32 bits normalmente apresentado como quatro “octetos” em um “número decimal pontuado.” Um endereço de IP comum se parece com esse:

216.183.103.150

Os quatro números em um endereço de IP são chamados de octetos por possuírem valores entre 0 e 256 (28 possibilidades por octeto).

Toda máquina na internet possui seu próprio endereço de IP. Um servidor tem um endereço de IP estático, que raramente muda. Uma máquina doméstica, que se conecta através de um modem muitas vezes possui um endereço de IP designado pelo provedor no momento da conexão. Este endereço de IP é único a cada sessão e pode mudar na próxima vez que houver uma conexão. Considerando isto, um provedor precisa apenas de um endereço de IP para cada modem que dá suporte, ao invés de um para cada cliente.

Se estiver trabalhando com uma máquina que utilize o sistema operacional Windows, você pode visualizar seu endereço de IP corrente com o comando WINIPCFG.EXE (IPCONFIG.EXE para Windows 2000/XP). Para o sistema UNIX, digite nslookup juntamente com o nome de sua máquina (como, por exemplo, "nslookup www.hsw.com.br") para visualizar o endereço de IP desta (use o comando hostname para descobrir o nome de sua máquina).

Para mais informações sobre endereços de IP, veja o site da agência reguladora (em inglês).

Para que as máquinas acessem a internet, é necessário apenas um endereço de IP para se conectar a um servidor. Você poderia digitar em seu browser, por exemplo, a URL http://216.183.103.150 e alcançaria a máquina que contém o servidor do HowStuffWorks. Nomes de domínio são estritamente usados para a nossa conveniência.

Continue lendo clicando AQUI.

Nenhum comentário: