quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Criada escada rolante capaz de fazer curvas

Engenheiros da Universidade da Cidade de Londres, na Inglaterra, apresentaram a primeira escada rolante capaz de fazer curvas.

Projetada para funcionar em circuito fechado, a escada rolante flexível pode assumir praticamente qualquer formato, incluindo curvas complexas, limitadas apenas pelo seu comprimento total.

O sistema foi batizado de "Levytator", uma auto-homenagem de seu criador, Jack Levy, que afirma que esta é maior inovação nas escadas rolantes desde sua invenção, em 1897.

Ao contrário dos modelos tradicionais, onde degraus redundantes movem-se por baixo daqueles em uso, o Levytator utiliza um ciclo contínuo de módulos curvos.

Graças ao seu sistema de encaixes, os módulos curvos pode seguir qualquer caminho, para cima, para baixo, em curva, sempre com os passageiros a bordo.

Escada cultural

Além de poder ser montado em qualquer configuração ou formato, o sistema também têm vantagens práticas, segundo seu criador: "Como todos os degraus podem ser acessados de cima, a manutenção pode ser realizada com muito mais facilidade," diz Levy.

"Isso também significa que não é necessário fazer escavações para instalar o Levytator. Isto pode ser particularmente útil na área cultural, onde o sistema poderia ser colocado no topo da escadaria de uma casa [tombada pelo patrimônio histórico], proporcionando um melhor acesso para os visitantes idosos e deficientes, sem destruir a estrutura do edifício," divulga ele.

Nenhum comentário: