terça-feira, 28 de setembro de 2010

DRM da Microsoft traz risco de segurança ao usuário

Controle ActiveX usado para gerenciar a visualização de arquivos também pode ser utilizado para infectar computadores.

Há algum tempo, a Microsoft é uma das grandes defensoras do gerenciamento de direitos digitais – DRM (Digital Rights Management) – e aplicou esse padrão ao sistema operacional Windows, construindo inúmeras restrições para controlar a quantidade de cópias e administrar sua utilização.

A biblioteca "msnetobj.dll", controle ActiveX, não é uma exceção: de acordo com o blog Boing Boing, sua finalidade é impedir o proprietário de um computador de salvar ou visualizar determinados arquivos exceto sob limitadas circunstâncias, como também evitar que este desabilite a biblioteca.

No entanto, além de controlar a manipulação dos arquivos, ela também pode trazer vulnerabilidades à segurança do usuário, que pode ser vítima de três tipos diferentes de ataques: negação de serviço, DoS (em inglês, Denial of Service), buffer overflow e integer overflow, segundo o blog.

"Ao conduzir uma vítima a um site mal-intencionado, um hacker poderá explorar tais falhas para executar códigos maliciosos no computador do internauta", explicou o site Exploit Database, que também abordou a questão.

Para se proteger, a melhor recomendação é verificar se o seu software de segurança está atualizado e se certificar de que os arquivos do computador estão sendo analisados com frequência pelo programa.

A Microsoft ainda não se pronunciou sobre as falhas relatadas.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: