Os pesquisadores demonstraram a eficácia do "exame de papel", um teste capaz de detectar a presença de hemoglobina em uma amostra, dando a resposta na hora.
Em vez de uma tinta comum, o papel recebeu uma impressão contendo anticorpos que reagem com a hemoglobina. O resultado do teste pode ser lido diretamente, sob a forma de uma linha - como nos testes de gravidez.
Kits de exame
Como o kit é inteiramente de papel, é possível usar tinta comum para imprimir imagens ou textos com as instruções de uso, criando kits de exames muito baratos.
Os testes impressos em papel poderão ser usados para detectar rápida e facilmente a presença de uma determinada substância.
O teste pode ser adaptado a diferentes finalidades simplesmente trocando-se o anticorpo impresso no papel - a única exigência é que a substância a ser detectada seja solúvel em água.
O papel pode ser fabricado com material de impressão normal. Mas as delicadas biomoléculas exigem procedimentos de manipulação e armazenamento diferentes dos seguidos com as tintas de impressão normais.
Saúde, bem-estar e meio ambiente
Como um material naturalmente biodegradável, o papel é um excelente substrato para múltiplas aplicações.
A combinação de papel, compostos biotecnológicos e tecnologias de impressão permitem a fabricação de produtos inovadores adequados para produção em massa.
A tecnologia pode ser aplicada em diagnósticos rápidos nas áreas de saúde, bem-estar e do meio ambiente, ou criar recursos adicionais para serem incorporados em embalagens de produtos.
Fonte: Redação do Diário da Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário