terça-feira, 19 de outubro de 2010

'RG' de usuários do Facebook pode ter sido enviado para empresas

lguns aplicativos da rede social Facebook podem estar enviando dados de usuários para empresas terceirizadas, principalmente da área de publicidade e de bancos de dados da internet. Estes dados fazem parte do Facebook ID, a identidade dos usuários no site.

De acordo com notícia do jornal norte-americano Wall Street Journal, dez dos programas mais populares do site, incluindo games da empresa Zynga como “Farmville”, “Texas HoldEm Poker” e “FrontirVille” estão distribuindo dados pessoais dos usuários. Para se ter uma ideia da quantidade de dados que podem estar sendo vazados, “FarmVille”, sozinho, possui 80 milhões de jogadores – número alcançado em fevereiro de 2010.

O Facebook confirmou o problema em uma nota publicada em seu blog oficial, afirmando que os aplicativos em questão vazaram os dados inadvertidamente por conta de “detalhes técnicos”. “Nossa política de proteção de dados é muito clara, garantindo que ninguém terá acesso aos dados privados de nossos usuários sem consentimento. Recentemente, percebemos que muitos aplicativos construídos para a plataforma Facebook estavam repassando para terceiros dados de usuários, violando nossa política. Na maioria dos casos, os desenvolvedores não tinham a intenção de passar essa informação, mas o fizeram por conta de detalhes técnicos no modo de como os navegadores da web trabalham”, diz a nota.

Neste sábado (16), o Facebook bloqueou o LOLapps, um dos maiores provedores de jogos sociais na plataforma por violar termos de conduta da rede social. Segundo o Wall Street Journal, alguns jogos estavam transmitindo dados de usuários para terceiros. A empresa confirmou o problema e prometeu uma solução.

O Facebook afirma que, caso o usuário tenha selecionado compartilhar informações com “Everyone”, ou seja, com qualquer pessoa, é possível que dados como nome completo, número de telefone, e-mail e quem são os amigos, por exemplo, possam ter sido enviados para mais de 25 empresas. Ainda, mesmo com proteção das informações, o site afirma que os dados também podem ter sido enviados. O Facebook afirmou que trabalha para resolver o problema.

Fonte: G1

Nenhum comentário: