A declaração foi dada por Graham Cluley, consultor sênior da Sophos, empresa especializada em segurança digital ao site britânico V3, durante a Virus Bulletin 2010, no Canadá. Segundo ele, quem escreveu o código tinha conhecimentos profundos dos sistemas de TI da Siemens, com um nível de informações compatível apenas com quem trabalha dentro da companhia.
“O worm parece ter sido escrito por alguém que sabe como funcionam os sistemas da Siemens”, disse Cluley. No entanto, o especialista afirmou que nem ele, nem nenhum dos presentes da Virus Bulletin tinham oferecido alguma evidência concreta sobre o criador do vírus. “Ao menos que se tenha acesso ao computador no qual foi originado o malware ou alguém admita a sua criação, é provável que nunca saibamos quem, de fato, o desenvolveu”.
O Stuxnet ficou famoso por atacar ambientes corporativos como o da própria Siemens, além do reator nuclear Bushehr, localizado no Irã. O malware tem como alvo PCs com Windows que gerenciam sistemas de controle industrial de grande escala em empresas de manufatura e de serviços públicos. Esses sistemas de controle, conhecidos pela sigla SCADA (controle supervisor e aquisição de dados, em português), gerenciam e monitoram máquinas em instalações de energia, fábricas, dutos e instalações militares.
Fonte: IDG Now!
Nenhum comentário:
Postar um comentário