sábado, 16 de outubro de 2010

Microsoft lança atualização de segurança contra malware Zeus

Duas semanas após a polícia ucraniana prender cinco pessoas acusadas de roubar dados bancários com o malware Zeus, a Microsoft tomou algumas medidas para dificultar a instalação da ameaça em computadores pessoais.

Na última terça-feira (12/10), a companhia lançou uma atualização do programa Malicious Software Removal Tool (MSRT), incluindo uma proteção contra o código malicioso. O lançamento deve dificultar a ação de criminosos que queiram utilizar o malware em PCs sem um antivírus devidamente instalado.

O MSRT é amplamente utilizado para remoção de vírus e pode ser usado gratuitamente por usuários do Windows 7; Windows Server 2003; Windows Vista e Windows XP.

De acordo com um recente estudo da empresa de segurança Trusteer, 45% dos equipamentos infectados pela botnet não tem um antivírus instalado ou pelo menos não utiliza uma versão atualizada.

Por outro lado, o Zeus também tem sido eficaz em evitar métodos de identificação como os adicionados ao MSRT. Segundo o mesmo estudo, 55% das infecções aconteceram em máquinas com programas de segurança.

Desde 28 de setembro, autoridades do Reino Unido, Estados Unidos (EUA) e Ucrânia prenderam mais de 100 integrantes de uma gangue relacionada ao uso do malware. No entanto, dezenas de outros grupos menores ainda estão em liberdade.

A ação do Zeus está principalmente relacionada ao roubo online de dados bancários, embora especialistas também tenham destacado que ele poderia ser usado para roubar também informações corporativas.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: