terça-feira, 27 de abril de 2010

IRPF: Simulador ajuda o contribuinte a fazer a declaração correta

Há poucos dias do prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2010 (Ano-Base 2009) o contribuinte pode ganhar uma mãozinha de serviços online como o DeclareCerto.com.br. O sistema que estreou no início de abril oferece simulações gratuitas e pagas mostrando opções para que o usuário saiba qual a melhor forma de declarar seu imposto.


declarecerto_400

Declaração Simples ou Completa? Conjunta ou separada? Estas são algumas das dúvidas tratadas pelo sistema em 17 ícones relacionados à declaração do IR, como ‘carteira assinada’, ‘autônomo’, ‘rendimento no exterior’ etc.. Ao final do questionário, um contribuinte casado com filhos, por exemplo, pode encontrar mais de dez formas diferentes de declarar seu imposto com variações entre o titular e os dependentes.


A diferença do Declare Certo é ser orientado ao usuário, o que muitas vezes não ocorre no site da Receita Federal, afirma a engenheira e mstre em Administração de Empresas, Mariana Spinelli, que integra o grupo de quatro sócios do projeto iniciado em novembro de 2009.


declarecerto2_400

O serviço é inspirado no TurboTax, que integra as informações preenchidas online ao sistema de declaração dos Estados Unidos. Por aqui, o Declare Certo desenvolve uma ferramenta capaz de importar os dados preenchidos no site diretamente para o software da Receita Federal. Mas ao contrário do sistema norte-americano, o serviço brasileiro não tem acesso aos dados ou à identidade do contribuinte, ressalta Mariana.


O simulador tem uma versão gratuita que é mais indicada a tirar dúvidas e para quem faz a declaração sem dependentes. O canal mais completo tem um custo único de 14,95 reais por declaração – o valor é pago eletronicamente pelo sistema MoIP, do grupo IdeiasNet.


Após a entrega do IRPF 2010, o Declare Certo não perde a validade. “Um dos serviços que queremos prover é um simulador retroativo para que o contribuinte verifique se fez a declaração mais correta nos últimos cinco anos, podendo retificar caso tenha perdido alguma oportunidade”, afirma a sócia do projeto. Outra ideia é auxiliar quem caiu na ‘malha fina’. “Muita gente tem dificuldade de fazer contato mesmo pelo site da Receita”.


O Declare Certo também conta com um blog e um canal no Twitter que trata das dúvidas mais frequentes dos contribuintes. “Muita gente não entende nem porque recebe restituição”, alerta a engenheira.


Além de eliminar alguns ‘mitos do Imposto de Renda’, o objetivo do serviço é ajudar o cidadão a antever sua declaração. Neste sentido, o Declare Certo também busca um parceiro na área de software de gestão financeira para que o internauta preencha sua declaração conforme registra suas despesas, ao longo do ano. “O IR não acontece somente entre março e abril. Se o contribuinte se planejar vai ter um ganho maior no final”, conclui Mariana.


Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: