quinta-feira, 8 de abril de 2010

Rede social Follow Science une usuários do mundo acadêmico

À medida que mais redes sociais são criadas, diminui a distância entre os usuários globais de internet. Um novo passo nesse sentido é a Follow Science (FS), rede criada pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE).

Autodenominado como um site de conteúdo bem diferente, o FS funciona como uma comunidade virtual, na qual o usuário tem amigos, envia recados e mensagens e divulga fotos. Porém, o teor dos assuntos e do público presente é bem diferente: tudo é voltado para o mundo acadêmico e cientifico.

Nesse espaço, professores, alunos e pesquisadores de todo o mundo se encontram para discutir as tendências das áreas de ciência, política e saúde, entre outras. Partindo do pressuposto de que qualquer rede social existe para fazer amigos, o FS oferece a possibilidade de seus usuários publicarem noticias, trabalhos de mestrado e doutorado e datas de eventos.

Outra ferramenta interessante disponível na rede é a relação dos prazos para submissão em periódicos e conferências nacionais e internacionais. Caso o participante do FS queira enviar um artigo para algum veículo ou evento, terá a lista completa das datas-limite.

O usuário também poderá construir uma biblioteca virtual. Por meio dela, ele poderá compartilhar com os demais participantes as referências já utilizadas em trabalhos acadêmicos. Todo o conteúdo inserido na rede é avaliado e votado por outros usuários.

O cadastro no Follow Science é gratuito e aberto a todos, mesmo a quem não participa do mundo acadêmico.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: