segunda-feira, 19 de abril de 2010

Projeto impede que dados de usuário sejam enviados ao Google

Um pesquisador de segurança lançou um projeto para oferecer privacidade aos usuários dos serviços da Google, considerando a expansão da quantidade de dados coletados pela empresa.

Chamado de GoogleSharing, o projeto é um complemento para o Firefox . Ele utiliza um serviço de proxy anônimo para dar ao Google informações falsas cada vez que um internauta utilizar um serviço que não utiliza uma conta, como busca, notícias e imagens, afirmou o consultor de segurança Moxie Marlinspike.

A empresa coleta uma grande quantidade de informações sobre seus usuários, segundo Marlinspike, como endereços de protocolo de internet (IP), pedidos de busca e tipo de navegador, entre outros.

Assim como outras companhias, a Google tomou medidas para acalmar preocupações sobre a coleta de dados, como tornar anônima parte dos endereços IP armazenados depois de um certo período de tempo. Mas a própria empresa dita as regras para o anonimato das informações, que mais tarde poderiam ser utilizadas para identificar um usuário, de acordo com Marlinspike.

No caso do IP, a Google esconde o último grupo de oito números do endereço após nove meses, afirmou Marlinspike. Alguns especialistas dizem que isso não é suficiente. A Google também usa cookies, ou arquivos armazenados pelo navegador, para associar pedidos de busca a um navegador particular em um computador.

“O grande problema é que eles têm muitos dados”, afirmou Marlinspike. “Eles gravam tudo. Para sempre. De vários modos, as informações que têm sobre você permitem a eles formar uma imagem do seu perfil mais completa do que seu melhor amigo faria.”

Visando a contornar essa preocupação, Marlinspike criou o GoogleSharing, um complemento para o Firefox. Quando ele está habilitado, a ferramenta detecta quando alguém está utilizando um recurso que não requer um login e esconde as informações reais do usuário.

Para baixar o complemento ou saber mais sobre o projeto, acesse o site oficial do GoogleSharing.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: