A tarefa, por mundana que possa parecer, é considerada dificílima para robôs, já que exige uma avaliação precisa das medidas da peça a ser dobrada, além de uma grande habilidade manual.
Robôs domésticos
O robô, desenvolvido na Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, leva entre 20 e 25 minutos para dobrar cada toalha, mostrando a distância que separa a robótica atual dos verdadeiros robôs domésticos que se acredita estarão em todas as casas no futuro.
O professor de inteligência artificial da universidade de Sheffield, na Grã-Bretanha, Noel Sharkey, disse à BBC, em tom de brincadeira, que "é mais fácil pôr um avião no ar do que fazer um robô dobrar uma toalha".
No vídeo divulgado pela universidade pode-se ver como o robô avalia o tamanho de cada toalha antes de iniciar a sequência de movimentos. O vídeo está acelerado em 50 vezes.
Sistema operacional para robôs
De acordo com um dos inventores do equipamento, o professor Pieter Abbeel, o avanço atual da tecnologia indica que dentro de dez anos robôs domésticos serão parte integrante das nossas vidas.
O sistema de controle desenvolvido por Abbeel e seu colega Jeremy Maitin-Shepard foi instalado em um robô móvel PR2, desenvolvido pela Willow Garage, utilizando o sistema operacional ROS (Robot Operating System), de código livre.
Fonte: BBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário