segunda-feira, 5 de abril de 2010

Como compartilhar arquivos e pastas entre PCs com Windows e Macs

Eis uma situação corriqueira entre computadores de uma mesma rede: compartilhamento de arquivos. Em redes cujos computadores clientes usam o mesmo sistema operacional, isso é muito fácil: basta habilitar a opção de compartilhamento de arquivos nas preferências do sistema e só. As dificuldades surgem quando os computadores utilizam sistemas operacionais diferentes, como por exemplo, estações de trabalho usando Windows e outras Mac OS X, o sistema operacional das máquinas da Apple. Nestas situações, habilitar a opção de compartilhamento não é suficiente e outros ajustes se fazem necessários.

ARQUIVOS DE UM MAC
A configuração do Mac para deixar que o Windows acesse seus arquivos é praticamente a mesma usada para trocar arquivos com outros Macs, bastando informar ao sistema operacional OS X quais pastas queremos tornar acessíveis e definir as permissões para elas.


No Mac
Abra a janela de Compartilhamento, nas Preferências do Sistema, clique no ícone do cadeado no canto inferior esquerdo e digite sua senha de administrador para desbloqueá-lo (se necessário). Em seguida, marque a opção Compartilhamento de Arquivos e clique no botão Opções. Marque a opção Compartilhar Arquivos e Pastas usando SMB (Windows).


Na lista de usuários que aparece, defina qual conta você deseja compartilhar. Digite a senha da conta na caixa de dialogo de autenticação e clique em Ok. Repita essas etapas para outras contas que pretende compartilhar e, então, clique em Concluído.


Por padrão, o Mac OS X vai compartilhar as pastas públicas de cada usuário habilitado. Para habilitar o compartilhamento de outras pastas, clique no sinal de mais (+) da lista de pastas compartilhadas e selecione a unidade de sua preferência.


Você pode definir as permissões de acesso para cada pasta compartilhada na área de Usuários. Se você for o único usuário da máquina, os privilégios de Leitura & Gravação já devem estar selecionados. Máquinas com vários usuários cadastrados em uma mesma rede pode controlar o acesso de cada um clicando no botão mais (+) , em Usuários, para importar contatos do Address Book, ou cadastrar novas pessoas.


A partir de agora, as pastas configuradas para serem compartilhadas devem estar disponíveis para um PC com Windows.


No Windows XP
Clique no menu Iniciar e vá para Meus Locais de Rede. Se o seu Mac não estiver listado na rede local, clique no ícone das pastas que aparecem na barra de ferramentas. Na coluna de pastas à esquerda, procure pelo Mac nos Meus Locais de Rede. Dê um duplo clique sobre a pasta do Mac e digite o nome de usuário e senha para a conta que você deseja acessar.


No Windows 7
Clique no menu Iniciar e vá para Meu Computador (ou qualquer janela que abra o Windows Explorer). Na barra lateral, clique no triângulo ao lado da Rede para expandir as opções. O nome do Mac no do qual se deseja acessar arquivos deve estar lá. Clique sobre ele para mostrar as pastas compartilhadas.


147067-share-mac-files_original.jpg

Compartilhar pastas de um Mac para Windows não é tão diferente quanto a troca entre Macs


ARQUIVOS EM UM PC COM WINDOWS
O processo de configuração para compartilhar arquivos de um PC para um Mac varia de acordo com a versão de Windows que você utilizar.


No Widows XP
Se a opção para compartilhamento de arquivos ainda não estiver configurada, abra o menu Iniciar e escolha Meus Locais de Rede. Clique em Configurar uma Rede Doméstica ou de Pequena Empresa, na coluna da esquerda. Quando a tela de configuração de rede aparecer, avance até chegar na janela de Compartilhamento de Arquivos e Impressoras. Clique em Ativar o Compartilhamento de Arquivos e Impressoras e depois em Avançar. O Windows irá pedir para reiniciar o computador para aplicar as alterações.


Por padrão, a pasta Documentos Compartilhados estará disponível para outros usuários da rede. Para compartilhar outras pastas, clique com o botão direito do mouse sobre a pasta desejada em qualquer janela do Windows Explorer, e selecione Propriedades. Abra a aba Compartilhar e selecione as opções desejadas.


No Windows 7
Antes de mais nada, será necessário criar uma senha para a conta do administrador. Clique no menu Iniciar e abra o Painel de Controle. Clique em Contas de Usuário, selecione Criar uma senha para sua conta e siga as instruções.


Se você ainda não configurou o Windows 7 para o compartilhamento de arquivos, abra novamente o Painel de Controle e vá para o Central de Rede e Compartilhamento. Clique em Escolher opções do Grupo Doméstico e de Compartilhamento, e então vá para Alterar as Configurações de Compartilhamento Avançada.


Na janela seguinte, marque Ativar Descoberta de Rede, Ativar Compartilhamento de Arquivo e Impressora, Ative o Compartilhamento de Pasta Pública e Compartilhamento Protegido por Senha. Na área de Conexões de Compartilhamento de Arquivos, habilite a criptografia de 128 bits, e em Grupo Domestico, mantenha a configuração padrão. Quando terminar, clique em Salvar Alterações.


Para compartilhar pastas específicas, vá a qualquer janela do Windows Explorer e dê um clique com o botão direito do mouse sobre a pasta que deseja compartilhar. Clique em Compartilhar Com e escolha a pessoa que você deseja compartilhar. Depois, é só definir o nível de acesso permitido para o usuário.


No Mac
Abra o Finder, clique no triângulo ao lado da pasta Compartilhados, na barra lateral. Clique na opção do PC com Windows e insira o nome de usuário e senha da sua conta de administrador. As pastas compartilhadas deverão aparecer.


Se o computador não aparecer na barra lateral do Mac, vá até o menu Ir e clique em Conectar ao Servidor. Em seguida, digite smb:// endereço_ip ou smb:// nome_do_computador (para descobrir o endereço IP ou nome do computador, procure por “Qual é o meu nome?”) Se isso não funcionar, tente adicionar a porta de número :139smb:// endereço_ip :139 no final do endereço IP ().


147067-share-windows-files_original.jpg

Para compartilhar arquivos de um PC para Mac, será preciso fazer alguns ajustes nos sitemas


Qual é o meu nome?
Para compartilhar arquivos de um PC para um Mac, na maioria das vezes, é preciso saber o nome do computador ou endereço IP. Veja como descobrir tanto no Windows 7 como no Windows XP:


Windows XP
Clique no menu Iniciar, vá até Painel de Controle (modo de exibição clássico), clique duas vezes em Conexões de Rede e, em seguida, clique no nome da conexão ativa. Lá você irá encontrar o endereço IP na guia Suporte. Para descobrir o nome do computador, vá ao menu Iniciar, Meu Computador, clique em Exibir informações do sistema e, logo após, abra a guia Nome do Computador.


Windows 7
Abra o Painel de Controle (exibição por categoria), clique em Exibir o status e as tarefas da rede e clique na sua conexão ativa. Na próxima caixa de dialogo, clique em Detalhes. O endereço IP será mostrado em frente à informação IPv4. Para encontrar o nome do computador, vá ao menu Iniciar e clique em Computador. O nome do computador aparece no canto inferior esquerdo da janela ao lado do ícone da máquina.


Fonte: PC World

Nenhum comentário: