No comunicado publicado na sexta-feira (14) em nome de Alan Eustace, vice-presidente de Engenharia e Pesquisa do Google, a empresa afirma que a coleta ocorreu por "um engano". Em abril, a empresa havia negado a captura de informações.
“Em 2006, um engenheiro que trabalhava em um projeto experimental de Wi-Fi escreveu um código que exibia todas as categorias de dados de transmissão sem fio. Um ano depois, quando nossa equipe móvel começou o projeto para coletar dados básicos de redes Wi-Fi com o uso dos carros do Street View, eles incluíram esse código no software – embora os gerentes do projeto não quisessem isso e não tivessem intenção de usar esses dados”, explicou o executivo.
A companhia teria descoberto o erro depois de uma auditoria nos dados Wi-Fi do Street View em uma investigação solicitada por autoridades alemãs. O Google afirmou que contratará uma empresa para uma nova auditoria a fim de rever o software usado na coleta, como funcionava e quais dados foram recolhidos – além de garantir que os dados sejam apagados. A empresa prometeu ainda "rever os procedimentos internos" para previnir problemas como esse no futuro.
O Google Brasil não divulgou nenhuma informação adicional sobre o caso. Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da empresa não soube informar se os carros que capturam imagens do serviço no país – em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro – também coletaram informações das redes.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário