quarta-feira, 26 de maio de 2010

Novo ranking global de banda larga põe Brasil na 68.ª posição

Um novo ranking global de velocidade de banda larga, divulgado na terça-feira (25/5), põe o Brasil em 68.º lugar, com velocidade média de download de 3,4 Mbps, atrás de países como Casaquistão (62.º) e Gana (44.º).

Elaborado pela Ookla, empresa responsável pelo teste online Speedtest, o Net Index classifica os países de acordo com os testes de velocidade feitos por usuários domésticos de banda larga.

O ranking do Net Index é liderado pela Coreia do Sul, onde os internautas têm velocidade média de download de 34,19 Mbps. Em seguida vêm Letônia (24,30 Mbps), Moldávia (21,55 Mbps), Japão (20,35 Mbps) e Suécia (19,81 Mbps).

A metodologia da empresa exclui conexões que indiquem ser de uso corporativo, e deixa de fora países cuja amostra de testes ficou abaixo de 75 mil IPs únicos.

Além disso, 90% dos testes foram feitos com base em conexões cabeadas, que é exatamente o alvo do Net Index, explica a Ookla. Sessões de internet móvel são filtradas com base no nome do provedor de acesso.

PNBL
Em 5/5, o governo brasileiro divulgou as diretrizes do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), voltado a estender o alcance da tecnologia para mais cidades do País. Para efeito do plano, banda larga é qualquer conexão igual ou superior a 512 Kbps. O decreto 7.175, que institui o PNBL, foi publicado no Diário Oficial em 13/5.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: