quarta-feira, 26 de maio de 2010

O guia paranoico de privacidade para os serviços da Google

O Google é praticamente o melhor amigo de cada um. Mas você já percebeu o quanto o Google sabe sobre você?

Você sabia que a Google pode ter gravado e armazenado cada termo de busca digitado em sua caixa de pesquisa? Pode ser que algumas dessas buscas sejam sérias ameaças à sua reputação. E que dizer do Gmail? Já enviou algum e-mail sigiloso? Quantas informações empresariais estão armazenadas no Google Docs?

A menos que tenha passado a última década totalmente offline, você deve ter construído um belo perfil de si mesmo nos servidores da Google. Dependendo de quais das dúzias de serviços da Google você usa, dados sobre seus hábitos, interesses, atividades, agendas, objetivos profissionais, portfólio de ações e registros médicos podem estar descansando em algum lugar desses servidores – junto com registros das rotas de viagem que você mapeou, os sites que visitou e muito mais.

O lado bom é que a Google torna anônimos os registros de seus servidores. Depois de nove meses, ela arranca os últimos três dígitos dos endereços de IP associados com suas buscas. Depois de 18 meses, os cookies associados também são apagados, o que torna muito difícil ligá-lo às buscas feitas há mais de um ano e meio.

Mesmo assim, há uma grande e bela janela de tempo que escancara sua vida para curiosos. E se algum ou todos os dados se tornarem públicos? Um cibercriminoso poderia, em teoria, ter acesso a sua informação na Google ao invadir diretamente os servidores, ou mesmo sua conta individual.

Veja o restante da reportagem clicando AQUI.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: