Segundo a companhia especializada em vender produtos para empresas (B2B), o ex-CEO (diretor geral) David Wei e o ex-COO (diretor de operações) Elvis Lee, não tiveram nenhum envolvimento com os casos de fraude, mas renunciaram porque, como líderes, se consideraram responsáveis pelo aumento na quantidade de atividades fraudulentas, que envolveram fornecedores considerados como clientes 'Gold'.
Para substituir Wei, o escolhido foi Jonathan Lu, CEO da Taobao.com, maior varejista online da China e também parceira do Alibaba.
Em comunicado, a gigante de vendas declarou que o seu departamento administrativo havia notado um aumento de casos de fraude envolvendo 1,2 mil fornecedores 'Gold' que se cadastraram em 2009, e 1,1 mil que se cadastraram em 2010. O valor médio por pedido foi inferior a 1, 2 mil dólares.
"Em geral, eles ofereciam produtos eletrônicos a preços atrativos, uma quantidade mínima de pedidos e métodos de pagamentos menos confiáveis”, informou a empresa, em comunicado.
De acordo com o Alibaba, as lojas virtuais destes fornecedores já foram retiradas do ar.
"Cerca de cem vendedores, supervisores e gerentes de vendas do Alibaba permitiram a fraude, intencionalmente ou por negligência", acrescentou.
Sob a liderança de Wei, a Alibaba.com vinha trabalhando para expandir seus serviços em nível mundial. No ano passado, a empresa adquiriu duas companhias de comércio eletrônico nos Estados Unidos.
A Alibaba.com atua no Brasil desde março de 2010 por meio da Ludatrade Tecnologia.
Fonte: IDG Now!
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