segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Descoberta primeira jazida de tálio do Brasil

Foi descoberta no município de Barreiras, estado da Bahia, a primeira reserva de tálio do Brasil.

O tálio é um metal extremamente raro, estratégico e de alto valor, que atualmente só é produzido na China e no Cazaquistão.

Em apenas uma das áreas pesquisadas pela empresa Itaoeste, que detém a concessão para exploração da reserva, foi encontrado o equivalente para atender todo o consumo mundial de tálio, estimado em 10 toneladas anuais, pelo período de seis anos.

A empresa detém o direito de pesquisa em outras 23 áreas, cujos estudos ainda não foram concluídos. A área cujo levantamento foi concluído corresponde a apenas 2% da área total de pesquisas do projeto.

Nas demais áreas, dados preliminares indicam a continuidade da mineralização e, em vários locais, os teores de tálio apresentam-se acima da média obtida na primeira área pesquisada, o que mostra o excepcional potencial da reserva.

Tálio

Devido à sua raridade, tudo o que se refere ao tálio é expresso em gramas. A reserva total de tálio metálico contido no minério é superior a 60 milhões de gramas, apenas nesta primeira área onde a pesquisa já foi concluída.

Atualmente, o tálio é cotado a US$ 6 o grama.

Esta jazida é a única ocorrência mundial conhecida em que o tálio aparece associado com manganês e cobalto, outros dois minerais de grande interesse comercial.

O tálio tem diversas aplicações de alta tecnologia, embora seja um elemento extremamente tóxico.

Ele está na Tabela Periódica entre o mercúrio e o chumbo, dentro do grupo IIIA, juntamente com elementos com o índio e o gálio, essenciais na eletrônica atual.

O tálio pode ser empregado materiais termoelétricos, supercondutores de alta temperatura e como contraste em exames médicos.

Nenhum comentário: