sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Comendo sem perceber? Perca peso sem perceber

Você não precisa de tanta força de vontade para ter sucesso em uma dieta quanto lhe fizeram pensar.

Isso é o que afirma o Dr. Brian Wansink, da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos.

Segundo ele, a diferença entre o fracasso e o sucesso em uma dieta está em pequenas mudanças que as pessoas podem fazer ao seu redor.

A ideia que é que essas mudanças induzam a pessoa a comer de forma saudável, sem precisar pensar nisso ou ter que se esforçar para isso.

Mudanças no ambiente

"Nossas casas estão cheias de armadilhas de comida escondidas," disse Wansink durante a convenção anual da Sociedade Americana de Psicologia.

"A maioria de nós tem caos demais em nossas vidas para sermos capazes de, conscientemente, focarmos em cada mordida que damos e nos perguntarmos se ainda estamos com fome.

"O segredo é mudar nosso ambiente para que ele trabalhe por você, e não contra você," afirmou.

E as mudanças começam pelo tamanho dos pratos e outros recipientes usados para comer.

Vasilhas que aumentam o apetite

As pesquisas mostraram que uma pessoa que compra o pacote maior de pipoca (extra-grande) no cinema consegue comer 45% mais pipocas do que quem compra "apenas" o tamanho grande.

E crianças, de diversos pesos e diversas idades, que comem cereal em uma vasilha grande comem até o dobro do que as crianças que usam uma tigela menor.

Os cientistas também pesquisaram esse comportamento com relação aos líquidos: quem usa um copo baixo e largo toma até 37% mais refrigerante do que quem usa copos altos e finos.

Todas as pesquisas tomaram por base o desejo dos participantes em parar de comer, ou seja, quando eles se sentiam satisfeitos - usar recipientes maiores parece aumentar o volume necessário para que as pessoas se sintam satisfeitas e parem de comer.

Quando parar de comer

Em outro estudo impressionante, Wansink desbancou o mito de que as pessoas sabem quando estão satisfeitas e param de comer antes de ficarem empanturradas.

Os pesquisadores fizeram um experimento no qual voluntários que gostam de sopa foram divididos em dois grupos.

O primeiro grupo sentou-se frente a uma tigela de sopa grande, com capacidade para 610 gramas de sopa.

O segundo grupo recebeu uma tigela "especial": ela não tinha fundo e, sem que os participantes percebessem, um sistema de ar comprimido localizado sob a mesa ia colocando um pouco mais de sopa na tigela conforme o voluntário ia comendo - a sopa baixava, mas mais lentamente.

As pessoas que se sentaram frente às tigelas sem fundo comeram 73% mais do que as pessoas com tigelas normais e, de forma surpreendente, não perceberam que haviam comido mais do que o normal.

"A lição aqui é: não confie em seu estômago para lhe dizer quando você está cheio. Ele pode mentir," disse Wansink.

Estratégias para uma dieta de sucesso

O pesquisador dá outras dicas para quem quer que suas dietas realmente deem resultado:

-deixe de lado os pratos comuns e passe a comer em pratos de salada
-mantenha os alimentos não-saudáveis guardados em vasilhas, fora de vista
-coloque os alimentos saudáveis bem à vista, sobre a mesa ou sobre o balcão da cozinha.
-nunca coma na frente da televisão

"Essas estratégias simples têm muito mais probabilidade de dar certo do que a força de vontade sozinha. É mais fácil mudar o ambiente do que mudar a sua mente," concluiu Wansink.

Nenhum comentário: