segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Mãos deixam rastros em caixas eletrônicos e senhas podem ser roubadas

Pesquisadores elaboraram um método para descobrir as senhas digitadas em um caixa eletrônico a partir dos resquícios de calor deixados nas teclas pelos clientes.

A técnica foi explicada por Keaton Mowery, Sarah Meiklejohn e Stefan Savage, docentes da Universidade da Califórnia. Eles mostraram como uma câmera que identifica sinais de calor poderia ser usada para identificar os códigos de cada usuário.

Um método bem simples é capaz de reconhecer os botões selecionados, inclusive a ordem em que foram pressionados – os últimos, naturalmente, estão a uma temperatura mais alta quando da exibição das imagens.

Mesmo que o criminoso não consiga reconhecer a exata sequência, por saber os números utilizados, o número de combinações possíveis diminui de 10 mil (no caso de senhas de quatro dígitos) para apenas 24.

Leia mais: Hacker demonstra que caixas eletrônicos são extremamente vulneráveis

Para os pesquisadores, se o modelo for utilizado em larga escala, superará facilmente as estratégias tradicionais de roubo de senhas bancárias. Há, porém, limitações: aLink identificação só é possível quando a tecla é apertada com força – o que gera mais calor – e se ela for feita de plástico, já que com metal é bem mais difícil.

“Pelos resultados, uma proteção eficaz não seria difícil de ser implementada: a utilização exclusiva de botões metálicos em todos os caixas eletrônicos”, conclui o estudo.

Vale lembrar, entretanto, que a medida não seria definitiva, e teria de ser acompanhada por outras soluções. Em países frios, por exemplo, mesmo com o uso de plástico, o calor deixadas pelas mãos poderia ser detectado.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: