sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Tela LCD vira painel solar para recarregar baterias

Que tal usar a tela do seu computador, celular ou tablet para recarregar as baterias do próprio aparelho?

Esta é a proposta de um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Para isso, eles criaram um polarizador fotovoltaico, um dispositivo capaz de capturar a luz ambiente através da tela e convertê-la em eletricidade.

Na verdade, mesmo a luz de fundo usada para fazer funcionar as telas LCD (backlight) pode ser convertida em energia e reaproveitada.

Esta é mais uma alternativa no emergente campo da colheita de energia, que visa capturar ou reaproveitar energia do ambiente.

Eficiência das telas LCD

As telas LCD possuem uma fonte de luz traseira, que passa por dois filtros polarizadores antes de chegar aos olhos do usuário.

Entre esses dois filtros estão as moléculas de cristal líquido. Controladas por minúsculos transistores, elas funcionam como pequenas válvulas, que abrem e fecham para deixar ou não a luz passar, formando os pixels da tela.

Em termos energéticos, as telas de LCD são ineficientes. A fonte de luz traseira chega a responder por até 90% do consumo de energia do dispositivo. Ainda que, em média, 75% da luz emitida nunca chegue aos olhos do usuário, barrada pelas moléculas de cristal líquido que, em cada momento, respondem pelos pixels apagados.

Polarizador orgânico fotovoltaico

Os pesquisadores criaram agora um polarizador orgânico fotovoltaico, que funciona simultaneamente como polarizador e como um painel fotovoltaico.

O filtro pode aproveitar a luz desperdiçada do backlight, reciclando sua energia, mas também pode capturar a luz ambiente ou mesmo a luz do Sol.

Segundo os pesquisadores, coletar a luz ambiente seria suficiente para recarregar a bateria dos aparelhos quando estes estiverem sem uso.

O próximo passo da pesquisa é negociar com empresas do ramo para tentar incorporar a tecnologia em produtos reais.

Nenhum comentário: