segunda-feira, 21 de novembro de 2011

iOS e Android precisam melhorar em segurança, aponta especialista

A segurança em sistemas como o iOS, da Apple, precisa melhorar, à medida que cresce a adoção de smartphones no mercado, afirma o vice-presidente de serviços na nuvem da empresa Blue Coat, Anthony James.

James, um australiano que trabalhou por 10 anos nos Estados Unidos com empresas de segurança como Fortinet, afirmou que os usuários do iOS foram levados a acreditar em um falso senso de segurança, pois a Apple não verifica os controles de de um app antes de ele ser aprovado.

“Eles criaram todo esse senso de segurança, para que um aplicativo fosse publicado ele precisasse passar pelo crivo deles”, afirmou. “Mas eles não checam os controles de segurança e sim conteúdo que consideram inapropriado no app.”

O executivo destacou que especialista em segurança Charlie Miller conseguiu explorar um bug no iOS que poderia colocar apps infectados com malware na App Store. Miller construiu um app capaz de controlar remotamente o smarpthone, o “Instastock”, como uma prova de conceito, então submeteu-o para a Apple, que aprovou o software e colocou-o na App Store no último mês de setembro.

James também criticou a Google, criadora do sistema móvel Android, por ter um sistema aberto – no entanto, ele notou que a versão 4.0 do software tinha algumas melhorias de segurança. “Se você olhar no Android 4.0, o Ice Cream Sandwich, eles colocaram alguns recursos de gerenciamento corporativo”, explica.

“Estamos começando a ver pressão no lado da Google porque o que está acontecendo agora é que as empresas estão começando a dizer para essas fabricantes que se elas vão permitir esses smartphones em suas organizações, eles precisam ter algum tipo de controle”, disse.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: