sábado, 26 de julho de 2008

Empresa exibe comunicação infravermelho de 1 gbps

A palavra infravermelho lembra câmeras para se ver no escuro ou um tipo de comunicação muuuito antiga, não é? Não mais.

A empresa DDI demonstrou um padrão de comunicação chamado “Giga-IR”, que utiliza infravermelho e alcança velocidade de transmissão de dados de 1 Gbps (gigabyte por segundo). A apresentação aconteceu na feira Wireless Japan 2008, que acabou ontem.

Para termos de comparação, a tecnologia Bluetooth permite transferir dados a no máximo 1 Mbps (megabytes por segundo) e a atual infravermelho, no máximo 180 kbps, segundo fabricantes de dispositivos do gênero.

A tecnologia deverá ser usada principalmente para transferência de músicas e videos entre celulares, PCs, TVs, impressoras e gravadores de DVD. Segundo a empresa, será possível transferir entre 20 e 30 arquivos de músicas em um segundo.

Para se ter uma idéia da atual instabilidade da tecnologia infravermelho, eu conversei com Arthur, um especialista de uma operadora de celular, que contou como é difícil estabelecer conexões sem fio por infravermelho. “Para um computador ‘conversar’ eles têm que estar alinhados em linha reta e qualquer tremidinha já faz perder a conexão.”

A diferença entre o Giga-IR e as atuais comunicações infra-vermelho é que a primeira usa elementos laser semicondutores enquanto a tecnologia já existente usa elementos emissores de luz.

A corporação KDDI, da qual a DDI faz parte, disse ao TechOn que irá padronizar essa tecnologia em março do ano que vem.

Fonte: UOL

Nenhum comentário: