sábado, 26 de julho de 2008

Telefônica envia à Anatel laudo sobre pane na Internet

A Telefônica informou, em comunicado à imprensa, que enviou nesta sexta-feira à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o laudo elaborado pelo CPqD sobre as causas dos problemas de que afetaram o funcionamento da rede de dados da empresa entre os dias 2 e 3 de julho.

O laudo, feito a pedido da operadora, demonstra que a causa dos problemas foi conseqüência de “uma rara combinação de fatores que tornou difícil o diagnóstico e a solução”.

Segundo o laudo, um defeito de hardware em uma placa de interface óptica que liga um roteador localizado em Campinas (SP) a um outro, em Sorocaba (SP), gerou informações incorretas. Um problema de software, ao mesmo tempo, fez com que estas informações erradas fossem enviadas aos demais roteadores da rede em vez de serem descartadas.

Essa combinação de fatores culminou, segundo o comunicado, com os problemas que interromperam o funcionamento da rede de dados da Telefônica.

A Telefônica destaca que já foram tomadas as providências técnicas necessárias, a partir das conclusões do laudo, para evitar que o problema se repita.

Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pela Telefônica:

A Telefônica enviou nesta sexta-feira, 25/07, à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) o laudo elaborado pelo CPqD, a pedido da operadora, sobre as causas dos problemas de funcionamento da rede de dados da empresa ocorridos entre os dias 2 e 3 de julho.

O relatório enviado à agência reguladora descreve em detalhes os passos do estudo conduzido pelos técnicos do CPqD e suas conclusões. A documentação demonstra claramente que o problema verificado na rede de dados da operadora foi conseqüência de uma rara combinação de fatores que tornou difícil o diagnóstico e a solução.

As conclusões apontam que um defeito de hardware originado em uma placa de interface óptica que liga um roteador localizado na cidade de Campinas a um outro roteador, localizado em Sorocaba, gerou informações incorretas. Ao mesmo tempo, um problema de software no roteador fez com que estas informações, ao invés de serem descartadas, como seria esperado, fossem propagadas para os demais roteadores da rede. A combinação destes fatores criou o cenário que culminou com os problemas de funcionamento na rede de dados da Telefônica.

A Telefônica ressalta que, a partir dos resultados apontados pelo laudo do CPqD, já tomou as providências técnicas necessárias para evitar que tal problema volte a ocorrer em sua rede de dados.

Fonte: Terra

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