segunda-feira, 21 de julho de 2008

Cuidados simples reforçam segurança de rede Wi-Fi

Com freqüência, os usuários de tecnologia compram roteadores Wi-Fi, instalam esse equipamento para ter acesso sem fio à internet e deixam para depois as configurações de segurança. Essa prática, no entanto, não é aconselhada pelos especialistas -- além de facilitar o roubo de dados, pode fazer com que o dono da rede responda na Justiça por ações ilícitas de pessoas que desconhece. Isso pode ser evitado com alguns cuidados simples, sugeridos por especialistas em redes Wi-Fi.

“As ameaças estão aumentando muito nesse tipo de rede e é preciso saber como se proteger. Os hackers também estão se interessando cada vez mais por esse tipo de ambiente e aumentando suas habilidades nessa área”, afirma Tiago Capoano, da EsyWorld (representante no Brasil da empresa de segurança Kaspersky).

Cláudio Smith, gerente de produtos da Siemens Home and Office, afirma que uma rede sem fio vulnerável facilita a captura de dados transmitidos entre o computador e o roteador. Além disso, alerta que, se não configurada adequadamente, esse tipo de conexão facilita a invasão de PCs também desprotegidos -- quando consegue esse tipo de acesso, uma pessoa mal-intencionada consegue roubar dados da máquina e instalar nela códigos maliciosos.

Por esses motivos, os especialistas são unânimes: o acesso sem fio à internet deve estar sempre associado a cuidados com a segurança. “O usuário doméstico tem de seguir os passos indicados pelos fabricantes de roteadores e usar ferramentas que garantam a segurança de seus dados”, defende Antônio Mariano, diretor de tecnologia da 3Com. Além do manual, a ajuda na configuração pode vir dos CDs de auto-instalação, suporte das fabricantes de roteadores ou até mesmo daquele conhecido que entende tudo de informática.

Abaixo, as principais dicas de segurança em relação aos roteadores. A forma de configurar cada aparelho pode ser diferente, mas as sugestões se aplicam aos mais variados modelos. Confira.

1 - Senha, sempre

É essencial que o acesso à rede Wi-Fi seja liberado mediante uso de senha. Assim, teoricamente só poderão navegar na “sua” internet sem fio as pessoas para quem você passou o nome da rede e também a senha.

2 - Esconda sua rede

Para evitar que o vizinho pegue carona na sua conexão de internet, é possível configurar o roteador para que ele não divulgue o nome de sua rede -- ou, usando uma linguagem mais técnica, você deve desabilitar o SSID (Service Set Identifier), tornando-o invisível. É o SSID que permite ao computador identificar uma rede e, se ele não for exibido, o “ladrão de Wi-Fi” não terá como adivinhar a existência daquela rede. Ainda assim, se por acaso ele conseguir visualizá-la, encontrará a barreira da senha de acesso sugerida no item 1.

3 - Criptografe

Os roteadores permitem a criptografia de informações, com o objetivo de dificultar a captura de dados quando eles trafegam entre o computador e o roteador (e vice-versa). Os especialistas recomendam o uso de dois padrões de criptografia: o WPA ou WPA2, pois o padrão WEP já é considerado ultrapassado. O uso da criptografia pode tornar uma rede Wi-Fi até mais segura que uma conexão à internet via cabo, que não tem esse recurso.

4 - Endereço certo

Como medida de segurança “extra”, configure seu roteador para que ele só libere acesso a endereços MAC (Media Access Control) de computadores previamente cadastrados -- esse endereço é responsável pela identificação de cada máquina. Essa é a dica mais complexa e, por isso, talvez não seja ideal para os leigos. Você pode aprender a identificar esse endereço em fóruns de internet ou pedindo ajuda para algum conhecido que entenda de informática.

Nenhum comentário: