terça-feira, 22 de julho de 2008

Robô ajuda clientes em ’supermercado do futuro’ alemão

Uma rede de supermercados alemã abriu uma loja para testar novas tecnologias no setor, entre elas um robô assistente e o pagamento feito apenas com a impressão digital.

O supermercado da rede Real fica na cidade de Tönisvorst, no leste do país. Na loja, os clientes podem receber informações sobre os produtos em seus celulares enquanto fazem as compras, ou pedir informações em terminais interativos que os ajudam a escolher, por exemplo, o cosmético mais apropriado para o seu tipo de pele.

Robôs orientam clientes em supermercado na cidade alemã de Tönisvorst. (Foto: BBC)

Para garantir que os usuários conheçam o funcionamento da loja, dois robôs se comunicam com os visitantes e os orientam no uso das novas tecnologias.

O cliente tem ainda a opção de se registrar previamente e pagar a conta usando apenas a impressão digital, que autoriza o débito em conta.

Os produtos expostos na loja têm etiquetas que trazem informações automáticas sobre quando o produto foi retirado do congelador e a data de validade.

Inovação

Joel Saveuse, diretor da rede de supermercados, diz que “as tecnologias testadas em Tönisvorst poderão ser instaladas em outras lojas no futuro”.

Saveuse aponta para o fato de que tecnologias testadas anos atrás em um projeto semelhante já estão sendo usadas no dia-a-dia do varejo alemão. Entre elas, o diretor cita as caixas totalmente automáticas.

No entanto, as inovações tecnológicas parecem não convencer a todos.

Em um fórum na internet, alguns fregueses reclamam, por exemplo, que as novas embalagens de carne não cabem na geladeira.

Além disso, alguns especialistas acreditam que certas novidades não têm valor prático.

“Várias inovações são apenas recursos publicitários”, afirma a jornalista alemã especializada em varejo Sybille Willhem.

Segundo ela, nem todas as novidades em teste na loja de Tönisvorst serão aproveitadas em supermercados comuns.

Apesar disso, a jornalista afirma que há itens com boas chances de serem adaptados a outras lojas - como, por exemplo o chamado “chuveiro de som”, que faz com que mensagens dirigidas só sejam ouvidas em um certo lugar do supermercado.

Fonte: G1

Nenhum comentário: