A Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, anunciou a disponibilização da RobotC 2.0, uma linguagem de programação voltada especificamente para o desenvolvimento de aplicativos para o controle de robôs.
Robôs educativos
Desde o início, a linguagem foi desenvolvida para dar suporte ao uso educativo da robótica.
A versão 2.0 representa um salto qualitativo em relação à RobotC original, incluindo um conjunto de ferramentas de treinamento, que a torna adequada para o uso por estudantes iniciantes, mas também um debugger interativo em tempo real, que a torna adequada para uso bem mais sério.
C para robôs
A RobotC, como seu nome denota, é uma implementação da tradicional linguagem C.
Agora ela conta também com um ambiente integrado de programação, que a aproxima das linguagens de "programação visual" disponíveis no mercado.
O debugger, também integrado, pode operar com conexões tradicionais ou sem fios (Bluetooth e Wi-Fi), garantindo um acompanhamento em tempo real da execução de cada instrução no robô no qual o programa estiver sendo testado.
A linguagem RobotC oferece suporte para as plataformas robóticas utilizadas em escolas e em competições, como a FIRST. Ela é também a única linguagem de programação que funciona para os sistemas LEGO Mindstorms RCX e NXT, assim como com Cortex e Innovation First VEX.
Robôs de alta velocidade
A grande vantagem do suporte a vários sistemas é que um programa desenvolvido para um robô projetado em uma plataforma pode ser facilmente adaptado para outro robô, construído em outra plataforma.
Mas há também a vantagem da velocidade. Um programa em RobotC 2.0 é mais rápido do que qualquer outra linguagem de programação para robôs. No LEGO NXT, por exemplo, um programa em RobotC roda 50 vezes mais rápido do que o próprio sistema proprietário fornecido pela LEGO.
Mais informações sobre a linguagem RobotC, que não é gratuita, podem ser obtidas no site www.robotc.net.
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