Pesquisadores holandeses desenvolveram uma suspensão ativa eletromagnética que melhora a eficiência da rodagem dos automóveis em até 60%.
O sistema também aumenta a segurança porque os carros equipados com ele não apresentam as "saídas" de frente e de traseira, que causam derrapagens e acidentes.
Carro que dança hip-hop
A demonstração da tecnologia, que será feita a partir desta semana na feira AutoRAI, em Amsterdan, começa com uma cena inusitada: sob a ação da suspensão ativa eletromagnética, o carro dança acompanhando um ritmo hip-hop.
"É claro que esta não é a intenção principal, mas ela certamente mostra o que o sistema pode fazer," afirma Bart Gysen, um dos responsáveis pelo desenvolvimento.
As rodas do carro podem ser levantadas e abaixadas independentemente em uma fração de segundo - esta alta velocidade de atuação é o principal trunfo do sistema.
A suspensão eletromagnética foi desenvolvida por engenheiros da Universidade de Tecnologia de Eindhoven e está sendo testada pela empresa SKF em uma parceria com a BMW.
Conforto e segurança
Já existem outros sistemas de suspensão ativa, mas hidráulicos, o que significa que sua resposta não é rápida o suficiente para anular as vibrações causadas por irregularidades na superfície das ruas e estradas.
A nova suspensão ativa eletromagnética consegue fazer isto de forma eficaz, o que se traduz em um rodar muito mais suave.
Em testes de laboratório, usando uma só roda, o sistema se mostrou 60% mais suave. "Esperamos que esse aumento de conforto seja ainda maior em um carro real, quando as quatro rodas estiverem sendo controladas pelo sistema," disse Gysen.
Além do aumento do conforto e da segurança, o engenheiro aponta que o novo sistema será valioso para equipar ambulâncias: "Uma ambulância equipada com esse sistema poderá transportar pacientes com maior velocidade e segurança e sem sofrer as vibrações do terreno."
Suspensão ativa eletromagnética
A principal peça da suspensão ativa eletromagnética é dificilmente distinguível de um amortecedor comum - ela na verdade substitui o amortecedor.
Em seu interior há uma mola passiva, um forte atuador eletromagnético - com força suficiente para erguer o carro - uma unidade de controle e baterias.
Se a presença de baterias surpreendente, os engenheiros afirmam que isso é necessário para que o sistema seja inerentemente seguro - mesmo se todo o sistema elétrico do carro falhar, a suspensão ativa continuará funcionando.
No uso normal, contudo, o sistema usa a energia do sistema elétrico do carro - 500 watts, o que é cerca de metade da energia consumida pelo ar-condicionado. Suspensões ativas hidráulicas usam quatro vezes isso.
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