quinta-feira, 21 de abril de 2011

Torres 3-D de informação dobram densidade de discos rígidos

Uma equipe de pesquisadores franceses afirma ter descoberto uma forma para dobrar a densidade do armazenamento magnético de dados.

Partindo de uma mídia padrão, eles garantem que tudo o que é necessário fazer é segmentar o substrato magnético em pedaços menores e construir uma "torre 3D" com esses pedaços.

Densidade dos discos rígidos

Segundo o grupo, o empilhamento dos bits otimiza largamente a quantidade de dados que pode ser armazenada em dispositivos magnéticos - como os discos rígidos de computador -, o suficiente para superar os limites físicos com os quais a indústria começa a se deparar.

"Ao longo dos últimos 50 anos, a densidade de armazenamento de dados por área nos discos rígidos aumentou exponencialmente, em 7 ordens de grandeza," afirma Jerome Moritz, um dos autores do estudo.

"Essa densidade por área é agora de 500 gigabits por polegada quadrada, e a tecnologia usada atualmente consiste em escrever a informação em um material magnético granular. Esta tecnologia está agora alcançando seus limites físicos porque os grânulos estão se tornando tão pequenos que sua magnetização se torna instável, causando a perda gradual da informação gravada," explica ele.

essa forma, para que o próximo patamar de densidade de armazenamento seja atingido - 1 terabit por polegada quadrada - é necessário que se pense em novas formas de armazenar magneticamente os dados.

Torres 3D

Em sua nova abordagem, a unidade básica de informação magnética é chamada de "nanoponto magnético", onde cada nanoponto guarda um bit de informação.

"É possível aumentar o número de bits por nanoponto empilhando várias camadas magnéticas, criando um dispositivo de gravação magnética multicamada," defendem os pesquisadores.

Moritz e seus colegas garantem que a melhor forma de criar essa mídia de 2 bits por ponto é empilhar os pontos "no plano e perpendicular ao plano".

A camada magnetizada perpendicularmente pode ser lida diretamente por cima do nanoponto, enquanto a camada magnetizada no plano pode ser lida entre os pontos.

Isso permite dobrar a densidade de armazenamento por área para um determinado tamanho de ponto magnético.

Nenhum comentário: