sábado, 20 de dezembro de 2008

Jovem que trabalhou na roça chega ao ITA

Nova Bandeirantes é um município de 13 mil habitantes no extremo norte de Mato Grosso. Fica longe, quase no ponto onde o Estado faz divisa com Pará e Amazonas. Foi ali, na zona rural (região de onça, jibóia e gado nelore), que Gilberto Giuzo passou a maior parte de sua vida. O menino magrelo de olhos esverdeados, filho de migrantes paranaenses, demonstrou desde cedo um talento incomum: aos 4 anos já fazia contas de cabeça, para surpresa dos pais, sitiantes sem instrução. A vocação matemática não impediu que levasse a vida da roça. Cresceu em lombo de cavalo, tratava do gado, erguia cercas na propriedade da família. As escolas que freqüentou eram precárias mesmo para os padrões brasileiros. Desde a infância dividia seu tempo entre as aulas e o trabalho.

Neste ano, aos 24, Gilberto terminou o 2o ano do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, de São José dos Campos. Lá se forma a elite da engenharia brasileira. Também neste ano, conseguiu uma das 38 bolsas da Fundação Estudar, disputada por 6 mil candidatos. O prêmio tenta identificar os jovens mais promissores do país. Gilberto é um deles. Passou pelos obstáculos sucessivos do mau ensino público, da privação cultural, do trabalho infantil, do abandono escolar e do isolamento geográfico. Fez de si mesmo um milagre estatístico. Em um país que joga fora a maior parte de seu potencial humano, resistiu. Ele representa um triunfo do talento, um triunfo da vontade, um caso em um milhão. Sua história ajuda a retratar – pelo reverso – a tragédia do desperdício humano brasileiro. Quantos Gilbertos haverá por aí, perdidos, vivendo abaixo de seu potencial?

Fonte: G1

Um comentário:

Anônimo disse...

ola rapaz boa tarde sou ademir tavares de aparecida do oeste pr.Sempre navego na internete mas este rapaz me chamou a atençao por ser homem da terra criador de gado e de ser de uma regiao tao sofrida em que muitas vezes as estradas que dao asseço ao norte do mato grosso sao interditadas pelo eçesso de chuvas prispalmente voçeis de nova bandeirantes. Mas agora voce gil acabou o poblema muito embreve pode voar o ceu de norte ao sul em questao de horas .Hoje comverçei com sua mae e a sua tia Isolina na prefeitura de Tuneiras do oeste pr fiquei surpreso quando sua mae me disse que era de nova bandeirantes foi ai que perguntei se ela conhecia um rapaz que vi a foto ao lado de um caça ela disse eo meu filho o gil