Um novo estudo, publicado no Journal of Consumer Research, demonstra que os consumidores são fortemente influenciados por estas especificações quantitativas, mesmo por aquelas que não significam nada para o rendimento do produto.
A importância das especificações técnicas
"Nós descobrimos que, mesmo quando os compradores podem experimentar diretamente os atributos que eles procuram, e as especificações trazem pouca ou nenhuma informação adicional, eles continuam sendo fortemente influenciados pelas especificações técnicas," afirmam os pesquisadores.
A pesquisa consistiu em cinco estudos relacionados, nos quais os pesquisadores pediram aos voluntários para escolher entre duas opções de câmeras digitais, toalhas, óleo de gergelim, telefones celulares e batatas fritas.
Em todos os estudos os participantes preferiram os produtos que traziam o maior número de especificações em sua embalagem.
Especificações técnicas sem valor
"A tendência para dar atenção às especificações técnicas foi testada e confirmada em vários estudos envolvendo diferentes categorias de produtos. Em um dos estudos, por exemplo, nós pedimos para os próprios participantes gerarem especificações com base em suas experiências," afirma o relatório da pesquisa. Os resultados se mantiveram com estas "pseudo-especificações."
Por outro lado, embora os participantes escolham os produtos com maior número de especificações, isso não significa que eles vão gostar mais dos produtos depois que eles o escolheram.
Defesa do consumidor
"Esta pesquisa tem implicações teóricas sobre como as preferências são formadas, e implicações práticas sobre como os vendedores podem usar as especificações para influenciar a escolha do consumidor e como os consumidores podem resistir a tais influências," concluem os autores.
A pesquisa contou com a participação de Christopher K. Hsee, da Universidade de Chicago (Estados Unidos, e Yang Yang, Yangjie Gu e Jie Chen, da Universiadade Shanghai Jiao Tong (China).
Fonte: Diário da Saúde
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