sábado, 27 de dezembro de 2008

Site referência em combate a pragas digitais encerra atividades

Uma mensagem publicada na terça-feira (23) no site CastleCops diz aos visitantes, no meio de seu conteúdo: “todas as coisas chegam ao fim”. O texto parece afirmar que site estaria fechando, dando fim ao trabalho de dezenas de voluntários que faziam parte de diversas iniciativas de segurança.

Além de ser obrigado a lidar com processos judiciais iniciados por empresas desenvolvedoras de spywares, o CastleCops era freqüentemente atacado por criminosos, que conseguiam tirar o site do ar. Os problemas foram aliviados quando o site recebeu abrigo dos especialistas em internet do Internet Systems Consortium (Isc), mas nem mesmo eles conseguiram barrar todos os ataques.

O site vinha tendo ainda mais problemas ultimamente e chegou a ficar uma semana offline.

O CastleCops operava os serviços PIRT (Phishing Incident Response & Termination) e MIRT (Malware Incident Response & Termination), nos quais voluntários derrubavam sites de spam/phishing e vírus, respectivamente, além de colaborar com empresas antivírus. Havia ainda um fórum em que usuários recebiam assistência antivírus gratuita, uma área de notícias e diversos bancos de dados com informações para especialistas em códigos maliciosos e usuários.

É possível que o site volte ao ar como arquivo, porque a mensagem diz que o site está “atualmente” offline. Mesmo assim, muitos especialistas e internautas interessados em segurança, este colunista inclusive, gostariam que a data, neste caso, fosse 1º de abril em vez do Natal. Em 2009, o site completaria sete anos de existência.

Nenhum comentário: