segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Saiba prevenir perda de dados gravados em CDs e DVDs

Quem lida com CDs ou DVDs com certa freqüência já deve ter se decepcionado várias vezes ao tentar ler os arquivos gravados em um disco: há mensagens falando de erros CRC, arquivos corrompidos ou simplesmente a impossibilidade de copiar por inteiro aquele vídeo ou foto. A boa notícia é que você pode prevenir esse tipo de problema usando um programa gratuito e multiplataforma chamado dvdisaster. Clique aqui para baixar.

Como expliquei nesta coluna, realizar backups é importante porque assegura a disponibilidade de seus arquivos mesmo no caso de erros no disco rígido, infecção por vírus, erros de software e etc. O DVD-R (ou DVD+R) é a opção mais barata para essa tarefa atualmente, considerando-se a capacidade da mídia e do drive óptico, e, por isso, será a escolha de muitos usuários.

Infelizmente, discos ópticos deterioram, mais cedo ou mais tarde. Dependendo da qualidade da mídia, das condições de armazenamento, como umidade e temperatura, e dos cuidados ao manuseá-los, eles poderão durar um pouco mais, mas, eventualmente, qualquer disco começará a falhar.

Para amenizar esse problema, o dvdisaster gera um arquivo contendo um ECC (error-correcting code, ou código de correção de erros). Na configuração padrão, esse arquivo terá entre 500 MB e 650 MB para um DVD contendo aproximadamente 4 GB de dados (aproximadamente 15% do tamanho do disco). Caso o DVD venha a falhar, o dvdisaster pode usar o arquivo ECC gerado para recuperar as informações perdidas.

CDs, DVDs, discos rígidos e até memórias RAM utilizam códigos de correção de erros. Nos CDs e DVDs, a funcionalidade deles é limitada e rapidamente o disco esgotará sua capacidade de autocorreção. O ECC gerado pelo dvdisaster garantirá uma proteção extra muito superior à padrão dos discos.


Foto: Reprodução

Conceito: imagem ISO

Para utilizar o dvdisaster é preciso saber o que é uma imagem ISO. Essa “imagem” não é uma figura ou gráfico, mas sim um arquivo que representa todo o conteúdo do disco, inclusive dados que não podem ser vistos pelo gerenciador de arquivos, como por exemplo as múltiplas sessões em um CD-R (quando ele é gravado mais de uma vez).

O dvdisaster lê todo o disco e gera uma imagem no formato “ISO”. A partir dela é criado o arquivo ECC.


Como funciona um ECC do dvdisaster


Discos possuem setores e, quando parte do setor não pode ser lido, todo ele é invalidado. Muitas vezes, o sistema desistirá de ler um arquivo quando o primeiro setor danificado for encontrado. Um código de correção de erros (ECC) contém informações que ajudam o computador a determinar os valores dos setores que não estão sendo lidos.

Usando o dvdisaster, é possível ler o disco inteiro e, depois, usar as informações do ECC para calcular o que estava armazenado nos setores perdidos, recuperando as informações. Alguns softwares de recuperação de dados tentam fazer a mesma coisa sem usar ECC, o que pode levar muito mais tempo, isso se for possível.

Em alguns casos, pequenos defeitos no CD/DVD podem tornar o ECC do dvdisaster inútil. Mas esses casos são raros; o algoritmo do dvdisaster é otimizado para recuperar os discos nos casos de deterioração da parte externa e arranhões habituais -- os mais freqüentes. Somente arranhões de determinados formatos incomuns conseguirão danificar o disco de tal maneira a torná-lo irrecuperável.


Verificando um disco

O ECC deve ser criado quando o disco está bom. O dvdisaster não recupera discos danificados que não tiveram um ECC gerado. A opção Scan do dvdisaster procura setores danificados do disco. Essa opção pode ser usada tanto para saber se um CD/DVD antigo ainda pode ser “protegido” como para verificar se ele precisa ser corrigido e refeito, caso um ECC já tenha sido criado para ele anteriormente.


Lendo um disco e criando o ECC

Primeiro, selecione o caminho para os arquivos. Para isso, basta clicar nos ícones ao lado das caixas de texto no topo. O caminho padrão é geralmente indesejável, especialmente no Windows, pois ele vai tentar gravar os arquivos em “Arquivos de Programas”, o que não é recomendado. O primeiro ícone, da esquerda para a direita, é referente à imagem do CD/DVD (ISO) que será gerada; o segundo, ao arquivo de correção (ECC).


Para facilitar, vale a pena mudar algumas configurações (veja imagem abaixo). Basta clicar no ícone com as ferramentas (“Preferences”). Na aba General (ou “Files”, dependendo da versão), deve-se marcar as caixas Create error correction file after reading image e Remove image file after error correction file creation. Com isso, o arquivo de correção será criado automaticamente após a leitura do disco. Logo depois, o recém-criado arquivo de imagem será removido, deixando apenas o que nos interessa: o arquivo ECC.


Foto: Reprodução

Para iniciar o processo, basta inserir um CD ou DVD no drive especificado no canto superior esquerdo e clicar em Read. Se você não marcou as opções recomendadas acima, terá que clicar em Create após terminar a leitura. Esse arquivo deve ser guardado. Você pode colocá-lo também em um DVD ou deixá-lo no disco rígido.


Recuperação de mídia danificada

Vá às configurações. Na aba Read & Scan (ou Image, dependendo da versão) marque a opção de leitura Adaptive, como mostra a imagem abaixo. Dessa maneira o programa não ficará tentando ler infinitamente os setores danificados. A opção de criar arquivo ECC será desmarcada automaticamente.

Selecione um caminho para a imagem (se precisar). Clique em Read para fazer a leitura. Escolha então um arquivo ECC clicando no ícone respectivo, no topo. Depois, basta clicar em Fix. O arquivo ISO será corrigido e poderá ser regravado ou “emulado” em um programa como o Daemon Tools para recuperar arquivos específicos.


Foto: Reprodução

Opções avançadas

O dvdisaster tem opções que permitem especificar o nível de proteção. Quanto mais alto, maior será a necessidade de espaço para armazenar o arquivo ECC. O nível padrão é recomendado porque tem um bom custo-benefício.

As outras opções são bem técnicas e provavelmente não será preciso mudá-las.

O dvdisaster permite anexar o arquivo ECC a um ISO. Para isso, você terá que, no programa de gravação de CD, gerar a imagem ISO em vez de gravar. Depois, terá que escolher a imagem no dvdisaster e gerar o ECC, que será uma nova imagem completa do disco. Essa imagem, então, pode ser gravada.

Essa opção só está disponível nas versões mais recentes do programa. Não é recomendável utilizá-la, até porque, caso algo aconteça com o DVD, o arquivo de correção será danificado também. Ela é menos prática e forçará você a controlar o tamanho do DVD antes de gravá-lo.

Apesar da necessidade de investir um pouco mais em armazenamento, considere o uso do dvdisaster. Uma vez que informações digitais foram perdidas, a recuperação nem sempre é fácil (isso se for possível) e o dvdisaster pode ser a salvação.

Nenhum comentário: