quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Saiba identificar e-mails falsos enviados por pessoas conhecidas

A atenção ao detalhe certamente pode ajudar a identificar um e-mail como possivelmente malicioso. Se um e-mail do seu chefe chegar escrito em “internetês” e falando de fotos de uma festa -- e isso não fizer o tipo dele --, é normal suspeitar que não se trata de correspondência legítima. Apesar de normal, se considerarmos a curiosidade, nunca é uma boa idéia “sair clicando” nos links oferecidos via e-mail.

A assinatura e o estilo de escrita podem ajudar a identificar uma fraude. No entanto, existem meios ainda mais eficazes de fazer isso.

Uma assinatura digital, como a do PGP é muito mais segura e de fácil verificação. Com ele, seria fácil saber se uma correspondência partiu ou não de quem ela diz ter partido. Infelizmente, o PGP ainda é pouco utilizado.

Outra sugestão, já dada aqui na coluna, é buscar entrar em contato com o suposto remetente da mensagem, seja ele seu banco ou um colega de trabalho. É preciso, no entanto, usar um meio diferente daquele pelo qual a mensagem suspeita chegou. Se foi por MSN, o e-mail é válido. Se foi por e-mail, prefira o MSN. Telefone e Skype (em voz, de preferência) também são boas maneiras de confirmar o envio de uma correspondência.

Nenhum comentário: