segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Pixel Qi anuncia telas para notebooks que absorvem luz ambiente

A Pixel Qi anunciou que em breve começará a vender telas de baixo consumo de energia que podem fazer as baterias dos notebooks durarem até 50% mais.

O display de LCD da empresa incluirá uma tecnologia para absorver a luz ambiente para o brilho da tela, disse Mary Lou Jepsen, fundadora da Pixel Qi e que ajudou a fundar a ONG One Laptop Per Child (OLPC). A tecnologia ajuda a economizar bateria, pois reduz a necessidade de luz de fundo como a usada nas telas de laptops convencionais.

"Em vez de lutar contra a luz do sol ou as lâmpadas fluorescentes do escritório, descobrimos que poderíamos usar o brilho da luz ambiente na tela, economizando energia", declarou Mary.

Segundo ela, a tela oferecerá a mesma qualidade de imagem dos demais notebooks. O display pode não funcionar muito bem apenas para os usuários que estejam assistindo filmes em DVD em ambientes escuros, por exemplo.

A novidade pode, no futuro, tornar os próximos laptops mais baratos e leves, ao substituir as comuns baterias de seis células por outras de menor potência, pois o display é o componente que mais consume a energia nos portáteis.

Para a tecnologia chegar ao mercado, segundo Mary, é preciso que os fabricantes façam alterações na placa-mãe das máquinas, o que deve acontecer entre 2010 e 2011.

Uma variante da tecnologia de tela de menor consumo de energia foi implementada no XO, o laptop de baixo custo da OLPC, quando Mary atuava como executiva-chefe de tecnologia na ONG.

Quando deixou a companhia, em 2007, para fundar a Pixel Qi, seu objetivo era criar modelos de laptops de 75 dólares que usassem as tecnologias desenvolvidas para a OLPC.

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário: